quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ana Jorge garante esforços para colmatar «dificuldades» no funcionamento das VMER

A ministra da Saúde admitiu, esta quarta-feira, haver «dificuldades» no funcionamento das viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER), nomeadamente no distrito de Vila Real, mas garantiu que estão a ser desenvolvidos esforços para colmatá-las.

Numa deslocação a Alijó, acompanhada do primeiro-ministro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso, a ministra da Saúde comentava assim uma questão levantada, nomeadamente, pelo deputado social-democrata Ricardo Martins em requerimento apresentado no Parlamento.

O deputado do PSD pediu esta semana esclarecimentos à ministra da Saúde sobre a «inoperacionalidade» das VMER do distrito de Vila Real, devido «à falta de médicos».

Em declarações hoje aos jornalistas, Ana Jorge admitiu que muitas vezes é difícil fazer escala com todos os médicos e que Chaves não é excepção.

«Nós estamos neste momento muito atentos e, em colaboração com os profissionais de saúde e outras instituições, estamos a tentar colmatar essas dificuldades», realçou a governante.

«A falta de recursos médicos no país existe, nomeadamente para o trabalho nas VMER, que exige preparação e idades definidas», acrescentou.

Esta semana, o PSD entregou na Assembleia da República um requerimento, pedindo esclarecimentos à ministra, em partucular sobre a operacionabilidade ou nãos das VMER do distrito de Vila Real por falta de médicos.

A administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro já admitiu que a VMER de Chaves é obrigada com frequência a parar devido à falta de clínicos. Uma situação que se repete, por exemplo, em Beja.

À margem deste assunto, Ana Jorge defendeu a integração dos hospitais pediátricos nos hospitais gerais.

TSF