sexta-feira, 4 de abril de 2008

Três bombeiros feridos em despiste em Oliveira de Azeméis

Três bombeiros voluntários de Fajões, Oliveira de Azeméis, ficaram feridos, um deles com gravidade, na sequência de um despiste quando se dirigiam para um incêndio florestal em Fermedo, Arouca. O comandante da corporação não poupou críticas ao INEM por não ter enviado nenhuma equipa médica para o local, apesar do seu homem ter estado encarcerado «mais de 30 minutos»

«Se fosse para uma dor de barriga qualquer mandavam logo a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação)», afirmou o comandante, Manuel Abreu, sem querer alongar mais o comentário, mas visivelmente indignado com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que accionou os Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

O acidente ocorreu cerca das 13.50 horas, na estrada que liga Escariz (Arouca) a Castelo de Paiva. O jipe onde seguiam os três bombeiros despistou-se numa curva acentuada, na tentativa de desviar-se de um automóvel que seguia em sentido contrário. A viatura capotou e o «pendura», Hugo Soares, de 23 anos, ficou encarcerado, demorando mais de meia hora para ser retirado da viatura.

O alerta foi dado pelos colegas que seguiam num carro logo atrás e assistiram ao acidente. Os trabalhos de socorro foram efectuados por uma outra equipa dos Bombeiros de Fajões, que foram chamados ao local, segundo o comandante, Manuel Abreu. As três vítimas foram transportadas para o Hospital S. Sebastião, na Feira.

Ao contrário das suspeitas iniciais, Hugo Soares sofreu «uma pisadela junto a uma vértebra, mas a lesão é recuperável». O condutor da viatura, de 21 anos, sofreu ferimentos ligeiros, mas teve de receber tratamento psicológico. Este acidente veio trazer à memória a tragédia de 12 de Agosto de 2005, quando três bombeiros de Oliveira de Azeméis morreram, também vítimas de um despiste, quando seguiam para um fogo florestal.

Diário de Aveiro