sexta-feira, 18 de abril de 2008

Acidente/Esposende - Bombeiros acusam INEM de mobilização excessiva de meios

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Juvenal Campos, acusou hoje o INEM de «ultrapassar o comando das operações» no socorro às vítimas do acidente de um autocarro, o que levou à mobilização de «meios desnecessários»

«O teatro de operações não foi devidamente organizado, por alguma confusão dos médicos do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica], que ainda não têm grande capacidade de articulação em termos de montagem de um posto de comando e de colaboração com esse mesmo posto de comando» , referiu.

Juvenal Campos lembrou que era ele quem estava no local como comandante da operação de socorros e frisou que o INEM o «ultrapassou», accionando meios «estranhos» ao concelho sem o seu conhecimento.

«Acho isto muito esquisito. Em vez de colaboração estreita com o pessoal dos bombeiros que cá está, o INEM começa a pedir meios directamente ao CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes]. O CODU começa a despachar e começa a haver uma sobrecarga de meios, sem necessidade nenhuma» , criticou.

Para o local do acidente foram mobilizadas cinco corporações de bombeiros e dois núcleos da Cruz Vermelha Portuguesa e perto de 20 ambulâncias.

«Nem todas as ambulâncias foram necessárias» , afirmou Juvenal Campos.

A Lusa tentou obter uma reacção do INEM às críticas do responsável dos bombeiros de Esposende, mas sem sucesso até ao momento.

Um autocarro em que seguiam cerca de 60 passageiros, quase todos alunos do 2.º e 3.º ciclos e do secundário, caiu hoje de manhã num declive de cerca de dois metros, na freguesia de Gemeses, concelho de Esposende.

Trinta passageiros, dos quais 27 alunos, ficaram feridos, mas sem gravidade, sofrendo apenas «pequenos traumatismos».

Lusa / SOL

1 Comments:

At 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o meu grande sonho e ser bombeira desde bebe que foi agora que tenho 13 anos ainda com mais vontade fico de o ser e vou fazer de tudo para ser esta prfissao eu amo os bombeiros de esposende nao sei porque se calhar e por eu ter la familia nao sei gostaria de os conhecer a todos e saber mais um pouco desta profissao e eu vou fazer de tudo tudo mesmo para a ser porque eu quero ajudar em tudo que for perciso !!!!!!!!!! desejuvos a maior força do mundo e continuai a fazer um bom trabalho amovos força !!!!!!!!!!! muita força amovos beijos para todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home