segunda-feira, 28 de março de 2011

Foi bem cedo que se iniciaram as comemorações dos 89 anos de vida desta Corporação Humanitária, Durante a manhã houve a visita aos cemitérios em memória do Bombeiro que já partiram, alguns deles, em serviço e na defesa ou auxilio de outros. Depois, realizou-se uma pequena homenagem junto ao monumento do Bombeiro e busto de Manuel Gouveia Serra.

Já ao fim da manhã foram baptizadas mais quatro novas viaturas, duas ambulâncias e dois todo-o-terreno, seguindo-se o desfile de viaturas e pessoal pelas ruas da cidade. De seguida realizou-se a cerimónia oficial no salão principal. Perante muitos convidados, o Presidente da Direcção salientou os trabalhos efectuados no último ano, assim como a realização de algumas obras e melhoramentos no quartel. Também a Unidade Local de Formação, criada no ano passado, já realizou e está a realizar diversos cursos nas área de incêndios florestais e urbanos.


O Presidente da Direcção salientou ainda a oferta de 4 mil euros que serão exclusivamente para a compra de material de protecção dos bombeiros. Também o Comandante Camacho fez uma agradecimento a todos aqueles que de uma ou de outra maneira colaboram e têm ajudado esta Associação, dando também destaque e fazendo um apelo ao Governador Civil sobre o problema actual que os bombeiros atravessam com a implementação do novo sistemas de transportes de doentes (SGTD). Assim o que está a acontecer, é uma grande redução de serviços de ambulâncias e do seu pagamento em grande casos ter de ser suportado pelos próprios doentes que em muitos caso não têm possibilidade de o pagarem.

Já o Governado Civil Henriques Fernandes, sobre este assunto, foi parco em palavras fazendo um pequeno comentário algo descontextualizado sobre o apelo do comandante. Também nestas cerimónias esteve representada a Federação e a Liga dos Bombeiros Portugueses que na sua última reunião, abordou o problema do transporte de doentes. Já o Presidente da Câmara José Carlos Alexandrino, salientou a importância do apoio a estas instituições e que o Município o irá manter dentro do difícil quadro económico actual. Durante os últimos dois anos a autarquia entregou aos Bombeiro de Oliveira do Hospital cerca de 242 mil euros e a Lagares da Beira 215 mil. Este ano não será também um ano fácil derivado a toda a conjuntura económica e o Município irá receber cerca de 2 a 3 milhões de euros a menos.

O Presidente da Câmara e a Associação dos Bombeiros, acabaram também por entregar lembranças a Zeferino Paulo, homem que esculpiu na pedra o símbolo dos bombeiro e o ofereceu. Quanto ao prémio Comandante Manuel Gouveia Serra, o mesmo foi atribuído a Tiago FilipeMendes Silva. Nota:Oiça aqui os discurso do Presidenta da Direcção Eng.º Arménio e do Comandante Camacho.

In "Rádio Boa Nova"