sábado, 16 de agosto de 2025

Seis mortos em incêndio em lar de idosos em Mirandela

 Um incêndio no lar de idosos Bom Samaritano, em Mirandela, provocou seis vítimas mortais. Ao que o CM apurou junto dos elementos da Proteção Civil, para o local foram encaminhados os meios de socorro e de apoio nas operações. Há ainda 24 feridos a registar, cinco em estado grave.


De acordo com as autoridades, 62 idosos foram encaminhados para cinco lares residenciais do concelho de Mirandela, para que possam ter o devido acompanhamento. 

Segundo o provedor da instituição, Adérito Gomes, o incêndio terá começado num "colchão anti-escaras", dispositivo utilizado prevenir a formação de úlceras por pressão em pessoas com mobilidade reduzida, num quarto com três utentes, que acabaram por morrer. Outros três, devido à inalação de fumo e a problemas respiratórios, também não conseguiram resistir.

O incêndio esteve confinado apenas ao quarto onde deflagrou, mas todo o edifício ficou cheio de fumo, segundo o Comandante dos Bombeiros de Mirandela, Luís Carlos Sores, em declarações no local. Foi criado um centro de apoio psicológico para as famílias dos utentes, localizado no Pavilhão do Inatel. 

O Comandante dos Bombeiros adiantou que, depois da evacuação do edifício, teve de ser feita uma operação de extinção total do incêndio para que as chamas não se propagassem para outras divisões do lar. "Realizámos as operações de busca e salvamento em temperaturas muito elevadas", revelou o Comandante. 

O Presidente da Câmara Municipal de Mirandela já veio lamentar o sucedido e demonstrou "toda a solidariedade para com os familiares" das vítimas. 

No local está ainda uma equipa do departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária.

In Correio da Manhã