segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Ponto de situação dos incêndios a esta hora - 22:20

Os incêndios continuam a não dar tréguas. No terreno estão mobilizados mais de 3800 operacionais para o combate às chamas;

O incêndio em Piódão, em Arganil, é o que mais preocupa as autoridades, uma vez que o combate está "extremamente difícil", segundo a Proteção Civil. O fogo, que lavra desde o dia 13 deste mês, está a ser combatido por mais de 1100 operacionais, apoiados por mais de 380 veículos
As chamas não dão tréguas, e a Câmara da Covilhã lançou um alerta à população uma vez que o "incêndio está fora de controlo".
A situação de alerta foi prolongada até quarta-feira. Foi ainda ativado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Tarouca com incêndio dominado apesar de manter "pequena frente ativa"

O incêndio em Tarouca foi dado como dominado pelas 21H00 desta segunda-feira, apesar de ter uma pequena frente ativa a chegar ao rio Varosa, disse à agência Lusa o comandante no terreno.

"Temos uma pequena frente ativa a chegar ao rio Varosa, mas o incêndio já está controlado. Demo-lo como dominado pelas 21h00", disse à agência Lusa pelas 21h30 o comandante dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.

Humberto Sarmento disse ainda que, "felizmente, este incêndio não provocou danos de maior, em edificado ou mesmo qualquer ferido" e, no essencial ardeu "maioritariamente mato e pinhal".

O alerta para o incêndio de Vilarinho, na freguesia de São João de Tarouca, concelho de Tarouca, distrito de Viseu, ocorreu pelas 19:00 de sábado.

Pelas 21h35 desta segunda-feira, combatiam o fogo 260 operacionais apoiados por 85 veículos, segundo a página oficial na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).


Fogo no Douro Internacional dado como dominado mas com meios no terreno

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Freixo de Espada à Cinta foi dado como dominado, mas ainda com dispositivos de combate no terreno, disse à fonte da Proteção Civil.

"O incêndio ao início da noite hoje já tinha começado a ceder aos meios de combate. Neste momento, foi dado como dominado" disse à agência Lusa o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso.

Segundo o comandante, as próximas horas vão requerer atenção para evitar reacendimentos, fazer a consolidação e rescaldo do perímetro do incêndio, e os meios de combate ao fogo vão permanecer no local.

O fogo deflagrou ao início da tarde de sexta-feira, nas localidades de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), e depressa se alastrou aos concelhos vizinhos de Mogadouro e Torre de Moncorvo, devido à força do vento, deixando para trás uma vasta área pintada de negro, nesta área protegida, como constatou a Lusa em vários locais.


Castelo Branco emite alerta para São Vicente da Beira e Almaceda. População aconselhada a manter-se em confinamento

O Serviço de Proteção Civil Municipal de Castelo Branco lançou um alerta e pediu à população das freguesias de São Vicente da Beira e de Almaceda para que se mantenham em confinamento face à aproximação do incêndio que lavra no Fundão.

Num comunicado enviado à agência Lusa, pelas 17h40, o Serviço Municipal de Proteção Civil apelou às populações das localidades de Paradanta, Vale de Figueira, Partida, Ribeira de Eiras, Rochas de Cima, Pereiros e São Vicente da Beira para "que adotem comportamentos de autoproteção e se mantenham em confinamento nas suas freguesias [São Vicente da Beira e Almaceda]", onde devem escolher uma zona segura para permanecer.

O alerta é justificado devido à aproximação ao concelho de Castelo Branco do incêndio que lavra em várias frentes no concelho vizinho do Fundão, "com grande extensão e gravidade".


In Correio da Manhã