domingo, 17 de agosto de 2025

Incêndio em Seia com três frentes ativas. Foram evacuadas cinco aldeias

 A frente III – Seia do Incêndio do Piódão mantém três frentes ativas, nas zonas de Teixeira de Baixo, Teixeira e Ribeira, encontrando-se em fase de consolidação entre Cide e Alvoco das Várzeas e entre Vide e Muro, no concelho de Seia, informa esta manhã em nota a Câmara de Seia.

No terreno permanecem 204 operacionais, apoiados por 45 viaturas e três máquinas de rasto.

Como medida preventiva, foram evacuadas as populações mais vulneráveis das localidades de Casal do Rei, Muro, Barriosa, Frádigas e Teixeira de Baixo. A população encontra-se temporariamente alojada na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada no Pavilhão Gimnodesportivo Padre Martinho, em São Romão.

Paralelamente, as localidades de Teixeira de Baixo e Teixeira permanecem em confinamento, de acordo com o estipulado no programa Aldeias Seguras.

A circulação rodoviária mantém-se condicionada em várias vias. Estão condicionados os acessos entre a EN 231 (Teixeira de Baixo) e a EN 230, bem como na EN 230, no troço entre Pedras Lavradas e Vide, em ambos os sentidos. Mantêm-se igualmente encerrados os acessos Vide – Casal do Rei e Barriosa – Frádigas – Aguincho. Já os acessos entre Vide e Piódão, assim como o troço da EN 230 entre Cide e Gondufo, encontram-se reabertos à circulação.

O presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro, que acompanha de perto o teatro de operações, sublinha que “estão a ser mobilizados todos os meios e esforços para salvaguardar a segurança das populações, que são o mais importante”. Neste momento, o perímetro das duas aldeias da freguesia de Teixeira está a ser protegido por diversas equipas preposicionadas.

In Centro TV