Governo vai manter situação de alerta por mais 48 horas
Prorrogação da medida deve-se às "condições muito desfavoráveis" que ainda se verificam no terreno
A ministra da Administração Interna anunciou este domingo a prorrogação da situação de alerta em Portugal continental por mais 48 horas, devido ao elevado risco de incêndio. A medida entra em vigor a partir da meia-noite e prolonga-se até às 00:00 de terça-feira, 19 de agosto.
Mantêm-se em vigor todas as restrições já definidas, como a proibição de queimadas, o uso de fogo-de-artifício e de outros artefactos pirotécnicos, bem como a exigência de prontidão máxima de todo o dispositivo de combate a incêndios.
Maria Lúcia Amaral sublinhou, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que a declaração de alerta decretada a 2 de agosto permitiu “diminuir a severidade de alguns grandes incêndios”. No entanto, alertou que persistem “condições muito desfavoráveis”, nomeadamente o agravamento dos ventos e o fumo intenso, que têm dificultado a atuação dos meios aéreos.
A governante anunciou ainda que os aviões Canadair cedidos por Marrocos permanecerão em Portugal até quarta-feira.
A ministra deixou um agradecimento às forças no terreno: “A todos os que, sem descanso, têm combatido o fogo, o nosso reconhecimento.” Expressou ainda solidariedade para com as populações afetadas e desejou rápidas melhoras aos operacionais feridos.
In CNN Portugal
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home