Há um incêndio que preocupa mais que todos os outros e Proteção Civil deixa apelo: "Não usem o fogo"
Sete pessoas já tiveram de ser assistidas por causa dos vários incêndios que lavram em Portugal.
A Proteção Civil fez, esta terça-feira, um balanço da situação operacional dos incêndios a lavrar em Portugal, dando conta que "50,8% das ocorrências são noturnas" e que "Arouca é o incêndio que preocupa mais".
Mário Silvestre, comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, referiu que a "a capacidade demonstrada tem sido de excelência e as condições meteorológicas extremamente complicadas", sendo que nos últimos dias foram registadas 175 ocorrências e "da meia noite às 8:00 desta terça-feira houve 39 ocorrências".
As principais ocorrências continuam a ser os incêndios do Lindoso, de Penamacor e de Arouca, sendo que os dois primeiros "estão com uma situação bastante controlada" e as autoridades esperam dar Penamacor como dominado "em algumas horas".
"O incêndio de Lindoso começou no sábado e teve 1.100 metros de velocidade de propagação por hora. Ou seja, numa hora arderam 120 hectares. Até às 08:00 de hoje a área total ardida era de 2 mil hectares. Está estabilizado, mas tem algumas zonas criticas", afirmou.
Já Penamacor tinha, às 08:00 desta terça-feira, "apenas 30% do incêndio ativo".
"Arouca é o incêndio que nos preocupa mais. Teve três ocorrências consecutivas e a terceira ocorrência com uma velocidade de propagação elevada. É eucaliptal adulto e uma orografia muito complicada. O incêndio está a libertar uma energia de de 20 mil kw/m, sendo que o dispositivo de combate terrestre diz-se que está em capacidade de extinção quando está em 4 mil kw/h. Está fora da capacidade de extinção".
Segundo Mário Silvestre, sete pessoas (5 operacionais, 2 civis) tiveram de ser assistidas, sendo que seis receberam tratamento hospitalar. O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil deixou ainda um apelo à população para que não use o fogo.
"Não usem o fogo. Temos incêndios onde o uso do fogo por parte da população acabou por nos criar mais problemas. Portugal tem a paisagem que todos nos conhecemos. O único fator que vamos conseguir controlar é o comportamento humano. Não podemos ter durante uma noite ter 39 ocorrências", apelou.
In CNN
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home