quarta-feira, 30 de julho de 2025

Fogos de Ponte da Barca, Arouca e Nisa concentram mais de 1.400 operacionais

Perigo máximo de incêndio rural mantém-se no interior norte e no centro

Os fogos de Ponte da Barca, Arouca e Nisa concentram, esta quarta-feira de manhã, mais de 1.400 operacionais, de acordo com o site da Proteção Civil.

Em Ponte da Barca, onde o fogo lavra desde sábado à noite, estão 373 operacionais apoiados por 128 veículos. Arouca é o fogo que concentra mais meios, sendo que estão no local 767 operacionais apoiados por 259 veículos e um meio aéreo.

 Já em Nisa, onde estão 297 operacionais e 98 veículos, o fogo foi dado como dominado esta quarta-feira de manhã.

Estes são os três principais fogos que lavram em Portugal, numa altura em que as chamas estão também a ser combatidas em Penafiel (153 operacionais e 41 veículos), em Castelo de Paiva (61 operacionais e 16 veículos), em Ponte de Lima (112 operacionais e 30 veículos) e em Sever do Vouga (66 operacionais e 24 veículos).

Os fogos de Penamacor, distrito de Castelo Branco, e de Alcanede, Santarém, foram considerados dominados pelos bombeiros durante a madrugada. 

O incêndio de Penamacor mobilizava 398 operacionais e 134 meios, enquanto o incêndio em Alcanede, cujo alerta foi dado ao início da tarde de terça-feira, foi dominado pelas 04:10 desta quarta-feira, mas continuam no local 370 operacionais, apoiadas por 117 meios terrestres.

Perigo máximo de incêndio rural no interior norte e no centro

Grande parte do interior norte e do centro do país, em particular Bragança, Guarda e Castelo Branco, estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta previsão abrange sobretudo os concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém.

De acordo com o IPMA, a situação de perigo máximo de incêndio rural irá manter-se nos próximos dias nas mesmas regiões, agravando-se em alguns concelhos do Algarve.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A previsão meteorológica do IPMA para hoje indica tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento moderado a forte nas terras altas, podendo atingir até 40 km/hora, e uma descida da temperatura no litoral centro.

Com exceção do Algarve, todo o território continental está sob aviso amarelo, com as temperaturas máximas mais elevadas a registarem-se em Évora (40 graus), Santarém e Beja (39 graus).

In CNN