quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Fogo na Serra da Estrela: 90% do perímetro dominado. Frente de Orjais é a que mais preocupa

 A informação foi disponibilizada no ponto de situação sobre os fogos que assolam o país realizado hoje pela Proteção civil.








O  Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, adiantou esta quarta-feira que 90% do perímetro do incêndio da Serra da Estrela se encontra dominado, com 10% ainda por dominar.

"Este fogo mantém uma frente ativa do lado do distrito de Castelo Branco, na zona da Covilhã, entre a Quinta da Atalaia e Orjais, onde existe maior concentração de meios".

Na frente de incêndio na Guarda "apresenta vários pontos quentes, com oportunidade de abertura de incendio", ou seja, de reativações.

Para o dia de hoje a Proteção Civil enumera três prioridades: primeiro, a "contenção da frente junto à Quinta da Atalaia, sendo que esta frente tem 4,5 km extensão, o que vai exigir grandes esforços dos operacionais da parte da tarde"; depois a "ancoragem efetiva na frente no distrito da guarda, que vamos ter de consolidar para efetivar que não haja probabilidade de reativações" e, por fim, "garantir os trabalhos de consolidação, vigilância ativa e rescaldo em todo o perímetro do incêndio".

O perímetro deste incêndio é já de 160 quilómetros, notou o comandante André Fernandes, pelo que tal vai exigir "uma grande atenção na disposição dos meios".

Neste fogo estão mobilizados 1249 operacionais, 393 meios terrestres e 14 meios aéreos. No total, foram registadas 70 ocorrências, com 21 feridos ligeiros, 3 feridos graves, que já tiveram alta hospitalar, e 41 assistências no local.

O fogo da Serra da Estrela teve início no dia 6 em Garrocho, no concelho da Covilhã, foi dado como dominado no sábado, mas sofreu uma reativação na segunda-feira.

Nos últimos três dias foi registado no país um total de 168 ignições, sendo que ontem foram 31 as ocorrências. Neste momento há cinco ocorrências significativas para a Proteção Civil: duas em Santarém, 2  em Castelo Branco e uma na Guarda. Estão mobilizados 40 operacionais e 12 meios terrestres nestes locais para consolidação e vigilância ativa.

In Sapo24