quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Lisboa abanou? Sim, foi um sismo de 4,3 na escala de Richter

Um sismo de 4,3 na escala de Richter com epicentro em Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, foi registado esta quinta-feira, pelas 7h44. O sismo não provocou danos pessoais ou materiais.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 17-08-2017 pelas 07:44 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço", pode ler-se na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Sobral de Monte Agraço. Foi sentido ainda com menor intensidade em Lisboa”, refere a última informação do IPMA.
O organismo atualizou os dados já que inicialmente tinha indicado que o sismo tinha sido sentido com intensidade III (escala de Mercalli modificada).
A escala de Mercalli tem 12 níveis, entre o impercetível e danos quase totais. O nível IV corresponde a um sismo Moderado nesta escala.
“Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”, de acordo com informação do IPMA, caracterizando este nível da escala de Mercalli modificada.
Os bombeiros voluntários de Sobral de Monte Agraço disseram à Lusa que apesar de “muito sentido”, o tremor não originou pedidos de ajuda.
“Foi um pouco assustador. Os vidros à voltam tremeram todos, até achei que fossem partir”, disse à Lusa Daniela Cardoso, bombeira voluntária daquela corporação, que acrescentou que o abalo foi sentido entre cinco a dez segundos.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
Pode acompanhar a atividade sísmica em Portugal através do site do IPMA.
A atividade sísmica é dividida ao longo das falhas, zonas de rutura na rocha, em geral perto dos limites das placas tectónicas. Estas gigantes placas entram em atrito e afundam uma sobre a outra. A energia é armazenada então ao longo das falhas. Quando o limite de resistência é atingido, há uma rutura. A energia acumulada é libertada e um terramoto acontece.  Após o tremor principal, começam as réplicas. Veja o vídeo para saber mais:
In Sapo24