quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Incêndios. “Ajudar Portugal neste momento é uma prioridade para a UE"

O Mecanismo de Protecção Civil da UE foi accionado pela segunda vez este ano no sábado, dia em que o número de incêndios quase chegou aos 270.
Aviões, veículos e bombeiros são os meios mobilizados para Portugal no âmbito da ajuda pedida à União Europeia (UE).
“Ajudar Portugal neste momento é uma prioridade para a UE. Agradeço a Espanha por disponibilizar apoio rapidamente. Este é um exemplo da solidariedade europeia no seu melhor”, afirmou esta segunda-feira o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides.
Segundo um comunicado da Comissão, Espanha ofereceu mais de 120 bombeiros, 27 veículos e três aviões de combate a incêndios.
Portugal tem, nesta segunda-feira de manhã (11h30), seis incêndios activos, três dos quais mais preocupantes: em Vila de Rei, Coimbra e Ferreira do Zêzere. Em Alvaiázere, o fogo está dominado, mas ainda mobiliza 289 operacionais.
“Deixem-me louvar todos os que estão a combater este flagelo, em Portugal e em toda a Europa. Estão a enfrentar um Verão muito difícil e a sua dedicação e coragem são um exemplo para todos”, disse Christos Stylianides.
“O nosso Centro de Coordenação de Resposta de Emergência em Bruxelas, que monitoriza permanentemente os desastres naturais, está em constante contacto com as autoridades de Protecção Civil portuguesas e segue todos os desenvolvimentos”, garantiu ainda o comissário europeu.
Portugal accionou o Mecanismo de Protecção Civil da UE no sábado, a segunda vez desde os fatídicos incêndios de Junho, no centro do país. Através deste mecanismo, a Comissão Europeia oferece o co-financiamento de 85% dos custos de transporte aos países que oferecem apoio.
In Rádio Renascença