domingo, 20 de agosto de 2017

Falta de limpeza de terrenos só deu multas de 74 mil euros

Até ao momento apenas foram pagos 74.040 euros em coimas por comportamentos negligentes dos donos das terras.

Num ano que está a ser marcado por vários incêndios de grande dimensão, e quando se tenta colocar no terreno a reforma das florestas, regista-se um reduzido número de processos contra proprietários por comportamentos negligentes dos donos de terras. E as coimas ascendem a apenas 74 mil euros.

Até ao dia 18 de agosto, a GNR já tinha levantado 782 processos de contraordenação por incumprimento da legislação que estabelece o Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, refere o Diário de Notícias. E até ao momento apenas foram pagos 74.040 euros em coimas (65.240 euros por singulares e 8.800 por empresas).

Governo monta mega operação em fim de semana de alto risco.

A maior parte dos proprietários prefere pagar a coima, no valor de 140 euros, do que mandar limpar o terreno, o que custa 500 a mil euros”, diz o major Ricardo Alves, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, ao DN.

O Estado só conseguiu arrecadar um milhão de euros em autos de contraordenação pagos por proprietários de terrenos florestais desde 2014 até agora, segundo os dados avançados pela GNR.

In Sapo24