sábado, 19 de janeiro de 2013

Mau tempo faz primeira vítima mortal

O vento forte arremessou o portão de casa. Idoso, de 85 anos, foi projectado para o chão e não resistiu a um traumatismo craniano
Um idoso, de 85 anos, morreu este sábado com um traumatismo craniano em Carreira do Mato, em Abrantes, após ter sido projectado para o chão pelo portão de casa, impelido pela força do vento.

Em declarações à agência Lusa, a responsável pela Protecção Civil de Abrantes e presidente da autarquia local, Maria do Céu Albuquerque, disse que o homem, de 85 anos, ainda foi alvo de tentativas de reanimação, sem sucesso.

"Ao ser projectado pelo portão de casa, impelido pela força do vento, o senhor, com 85 anos, caiu mal e bateu com a cabeça no chão não reagindo às tentativas de reanimação", disse aquela responsável.

O mau tempo tem provocado vários estragos em todo o país. Segundo a protecção civil já foram registadas mais de quatro mil ocorrências.

Em Santarém, registaram-se 386 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais foram quedas de árvores. Também esta manhã, 40 pessoas que viviam num acampamento comunitário na cidade de Peniche foram realojadas na Casa Municipal da Juventude.

No Porto, há registo de 365 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Entre as situações mais complicadas destaca-se duas árvores que caíram na linha do metro, em Gaia e perto do Hospital de São João, e que obrigaram ao corte da linha nesses locais.

Na Guarda, o vento forte derrubou 24 árvores em vários pontos do distrito e, no distrito de Leiria, o mau tempo deixou quartéis de bombeiros sem comunicações via rádio e vários concelhos sem electricidade.

A auto-estrada do Norte (A1), junto a Pombal, esteve encerrada durante a manhã, devido à queda de cabos eléctricos. A circulação foi entretanto retomada.

A energia eléctrica tem sido fortemente afectada em todo o país devido ao vento forte, sendo as zonas centro do país e o litoral as mais atingidas.

O Instituto do Mar e da Atmosfera estendeu o aviso vermelho até às 18h00 e alargou-o também ao distrito de Portalegre. São agora 16 os distritos com o aviso meteorológico mais grave.

In "Rádio Renascença"