sábado, 19 de janeiro de 2013

Mau tempo faz cair cabos eléctricos e fecha A1

 A auto-estrada do Norte (A1) está cortada nos dois sentidos junto a Pombal, devido à queda de cabos eléctricos. No sentido norte-sul circula-se apenas pela berma da estrada.

No IP3, junto a Penacova, o trânsito também está cortado nos dois sentidos devido à queda de árvores. São efeitos do mau tempo que está a atingir sobretudo o norte e centro do país.

Esta manhã, um navio mercante encalhou no areal da praia de São Jacinto, em Aveiro. Os seis tripulantes tiveram de ser retirados por helicóptero e um foi transportado para o hospital. Também esta manhã, 40 pessoas que viviam num acampamento comunitário na cidade de Peniche foram realojadas na Casa Municipal da Juventude.

Desde a 8h00, a Protecção Civil “já registou quase quatro mil ocorrências”, segundo avançou à Renascença Miguel Cruz, pelo adjunto de operações nacional. Por seu lado, o Instituto do Mar e da Atmosfera estendeu o aviso vermelho até às 18h00 e alargou-o também ao distrito de Portalegre. São agora 16 os distritos com o aviso meteorológico mais grave.

No Porto, há registo de 365 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Entre as situações mais complicadas destaca-se duas árvores que caíram na linha do metro, em Gaia e perto do Hospital de São João, e que obrigaram ao corte da linha nesses locais.

Na Guarda, o vento forte derrubou 24 árvores em vários pontos do distrito e, no distrito de Leiria, o mau tempo deixou quartéis de bombeiros sem comunicações via rádio e vários concelhos sem electricidade.

In "Rádio Renascença"