domingo, 2 de outubro de 2011

Vinte concelhos de Portugal Continental com risco máximo de incêndio

Vinte concelhos de sete distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

O maior número de concelhos com risco máximo de incêndio concentra-se no distrito de Viseu (cinco), seguindo-se Coimbra e Leiria (com quatro concelhos cada um), Castelo Branco (três), Santarém (dois), Guarda (um) e Faro (um).

Os dados disponíveis no site de Internet do IM apontam igualmente para um risco muito elevado de incêndio nos distritos de Viseu (15 concelhos), Leiria (nove), Santarém (nove), Coimbra (oito), Guarda (sete), Castelo Branco (sete) Portalegre (seis), Faro (seis), Setúbal (três), Évora (um) e Beja (um).

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo”.

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No sábado, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 243 incêndios, que foram combatidos por 3.723 bombeiros com o auxílio de 1.012 veículos.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (25 a 35 km/h) no Algarve até meio da tarde.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 31 graus célsius, em Faro de 28 e no Porto de 30.

Para a Madeira, o IM prevê céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas zonas montanhosas.

Já nos Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto.

Para os grupos Central e Oriental, o IM prevê aguaceiros e períodos de chuva, a partir da tarde, por vezes forte.

Lusa