terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mais de 250 elementos combateram fogo em Penacova

Um incêndio de grandes proporções, surgido em Penedos Altos, Penacova, mobilizou ontem 253 combatentes, entre bombeiros e sapadores florestais, assim como três meios aéreos e dezenas de viaturas, tendo progredido até ao concelho vizinho de Vila Nova de Poiares.

O fogo teve início pelas 16h08 e mobilizou desde logo a corporação de Penacova, cujos elementos estavam a debelar um foco de incêndio perto da localidade de Vale da Formiga.

Rapidamente as chamas subiram a encosta, desenvolvendo-se duas frentes que foram atacadas por 204 bombeiros e 31 sapadores florestais, apoiados por 62 viaturas operacionais.

No local estiveram também três meios aéreos, nomeadamente dois helicópteros e um avião ligeiro, que se mantiveram em acção até ao final da tarde, altura em que o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra accionou o Veículo de Planeamento, Comando e Comunicações, que foi posicionado em S. Pedro Dias, já bem dentro do concelho de Vila Nova de Poiares.

Simultaneamente, dirigiram-se para o local o Comandante Operacional Distrital (CODIS), António Ferreira Martins, que, acompanhado do segundo comandante, Paulo Palrilha, fez um ponto da situação, ao início da noite, altura em que uma das frentes já estava extinta, progredindo a outra pela encosta.

«Apenas está activa uma das frentes, que sobe a encosta», revelou, explicando que o veículo de comando foi activado para «ajudar na coordenação do combate», deixando ainda a esperança de que o incêndio pudesse vir a ser extinto «nas próximas horas».

Apesar da violência do incêndio, não houve habitações em perigo.

Diário de Coimbra