segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dezoito fogos activos durante várias horas durante o dia de ontem

Dezoito fogos continuavam, ao final da noite de ontem, domingo, activos no Norte de Portugal, sendo o de Ribeira da Nave, no Sabugal, no distrito de Guarda, o que mobilizava mais meios, segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil.

Além da Guarda, Braga, Vila Real, Viseu e Porto eram às 21:30 os distritos mais fustigados pelas chamas, que estão a ser travadas por mais de meio milhar de bombeiros.

Com três frentes activas, o fogo em Sabugal, cujo alerta foi dado às 00:51, consome mato e pinhal disperso, estando a ser combatido por 115 operacionais, incluindo 112 bombeiros, apoiados por 32 viaturas.

Em declarações à TSF, o Segundo Comandante Operacional Distrital da Guarda Seara Pires disse que o fogo em Sabugal ameaçou casas ao longo da tarde e adiantou que as autoridades esperam extingui-lo durante a noite.

Sem dar descanso aos bombeiros desde as 12:39, o incêndio que lavra mato, pinhal e eucalipto em Furna, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, mantém igualmente três frentes activas.

No terreno estão 72 operacionais, nomeadamente 65 bombeiros, auxiliados por 22 veículos.

Já circunscrito, o fogo de Eiriz, Baião, distrito do Porto, envolve ainda quase uma centena de bombeiros.

TSF