segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Bruxelas acciona mecanismo comunitário de auxílio pedido por Portugal

A Comissão Europeia activou este fim-de-semana o mecanismo comunitário de protecção civil em resposta a um pedido de auxílio de Portugal devido aos fogos florestais, anunciou, esta segunda-feira, o executivo comunitário.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Comissão Europeia, o mecanismo foi activado com o envio de meios aéreos de combate a incêndios, nomeadamente dois aviões Canadair CL 215, que ajudaram a pôr fim aos dois incêndios de domingo.

O pedido de ajuda foi apresentado por Portugal devido à propagação de fogos florestais durante o fim-de-semana e ainda às previsões meteorológicas que indicam temperaturas altas e baixa humidade.

Segundo Bruxelas, esta é a quarta vez que os meios aéreos são deslocados para auxiliar Estados-membros desde o início do Verão.

O Parlamento Europeu aprovou em 2008 um financiamento de 3,5 milhões de euros para o projecto-piloto Reserva Táctica Europeia de Combate a Fogos Florestais, que teve início este ano.

O mecanismo comunitário foi também accionado para auxiliar as populações de Taiwan afectadas pelas cheias e deslizamentos de terras provocados pela passagem do tufão Morakot.

TSF