terça-feira, 17 de março de 2009

Cinco fogos activos ao início da tarde, três no Parque Nacional da Peneda Gerês

Cinco incêndios em zona de mato e florestas, três deles no Parque Nacional da Peneda Gerês, estavam activos às 15h00, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os três fogos em mato na Peneda Gerês ocorrem nas localidades de Abelheira e Veredo, concelho de Montalegre, e na Encosta do Gião, Arcos de Valdevez.

Para os incêndios no concelho de Montalegre, activos desde o início da manhã de hoje, estão mobilizados 25 bombeiros, seis viaturas, quatro equipas de Sapadores Florestais e um helicóptero bombardeiro pesado Kamov, de acordo com a página da Internet da ANPC.

O fogo na Encosta do Gião, em Arcos de Valdevez, está a ser combatido por nove bombeiros e duas viaturas, além de se encontrarem ainda no local uma equipa de Sapadores Florestais e outra do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.

O incêndio que está a mobilizar mais meios é o de São Miguel do Outeiro, concelho de Tondela (Viseu), estando a ser combatido por 49 bombeiros e 10 veículos.

Neste incêndio florestal, que teve início às 13h56, estão ainda quatro equipas do GIPS da GNR e a caminho do local está um helicóptero de socorro e assistência.

Em Marco de Canaveses, no lugar de Barreiros, está também activo um incêndio em mato desde as 11h25, estando mobilizados 20 bombeiros, sete veículos e duas equipas do GIPS da GNR.

Lusa/SOL