terça-feira, 17 de março de 2009

Doze disitritos nacionais em alerta amarelo de incêndios

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) reforçou hoje os meios de prevenção de combate a incêndios florestais ao accionar o alerta amarelo em 12 distritos do país devido às temperaturas elevada.

Segundo a ANPC, o alerta especial nível amarelo vai estar activo até às 20h00 de sexta-feira em todo o dispositivo dos comandos distritais de Viana Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Santarém.

O alerta foi accionado devido às elevadas temperaturas para a época, que, segundo o Instituto de Meteorologia, vão continuar até ao final da semana e acompanhadas por vento moderado a forte, em especial no Baixo Alentejo, Algarve e terras altas do Centro e do Sul, com tendência para diminuir gradualmente de intensidade a partir da tarde de quarta-feira.

O dispositivo operacional vai ser reforçado com três helicópteros, que vão ficar estacionados em Proença-a-Nova, Guarda e Vila Real, e que vão juntar-se aos dois de Emergência Socorro e Assistência (HESA) que se encontram em Santa Comba Dão e Loulé.

A Força Especial de Bombeiros elevará o seu nível de prontidão nos distritos onde se encontra posicionada, refere em comunicado em ANPC, que solicitou à GNR o reforço dos efectivos do Serviço Especializado em Protecção da Natureza (SEPNA) e dos Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) para acções de fiscalização, vigilância e ataque inicial nos 12 distritos em alerta amarelo.

A Protecção Civil solicitou também à Autoridade Florestal Nacional a passagem à situação de vigilância armada das equipas de Sapadores Florestais do Dispositivo Integrado de Prevenção Estrutural localizadas nos 12 distritos durante este período.

Segundo a ANPC, o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade deverá passar à situação de vigilância armada das equipas de vigilância e primeira intervenção sobre sua gestão, localizadas nas áreas protegidas destes distritos.

O dispositivo de combate a incêndios encontra-se na fase "Alfa" desde 01 de Janeiro e até 14 de Maio.

Para a fase "Alfa" estão mobilizados 3.813 elementos, 904 veículos e dois helicópteros permanentes, número passível de crescer até sete meios aéreos, em caso de necessidade.

A ANPC recomendou ainda à população que tome medidas de precaução no que respeita à realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, evitando a sua realização neste período, e ao cumprimento das medidas previstas na legislação em vigor, nomeadamente quanto à realização de queimadas.

Desde quinta-feira passada que o número de incêndios diários tem sido superior a cem e domingo foi o dia com maior número de fogos este ano, 177.

Às 15:00 de hoje estavam activos cinco incêndios em zona de mato e florestas, três deles no Parque Nacional da Peneda Gerês, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Lusa/SOL