sábado, 22 de novembro de 2008

Catástrofes: Força Aérea faz exercício em Lisboa

Força Aérea testa capacidade de apoio às populações no PROCIV IV/2008.

Foi batido o recorde de montagem do Kit de Mobilidade da Força Aérea. Surgiu uma "cidade de tendas" para alojar os participantes do exercício, em Benavente, em quatro horas e meia.

No âmbito das missões de interesse público, referente à "Segurança Humana", designadamente no apoio às populações em situações de catástrofe, a Força Aérea irá participar no PROCIV IV/2008, exercício da Protecção Civil que decorre entre esta sexta-feira e domingo.

Em comunicado enviado à TVNET, o gabinete de relações públicas escreve que neste Exercício, em que será testada a capacidade de resposta a um sismo de nível 6.8 na zona da grande Lisboa, a Força Aérea Portuguesa testará também as suas próprias capacidades.

Um dos objectivos era conseguir bater um recorde na montagem do Kit de Mobilidade, ao executar em menos de cinco horas e em período nocturno, aquilo que, normalmente, demora cerca de dois dias a alcançar e que é o transporte e montagem de uma pequena cidade em tendas.

O obejctivo foi cumprido ontem, em Benavente, tendo os militares montado uma cidade de tendas para alojar as equipas de resgate participantes no Exercício entre as 18H30 e as 23H00. Este foi um dos casos NO PLAY do Exercício, tendo os participantes efectivamente pernoitado no acampamento com todas as condições consideradas necessárias para o efeito.

O Kit de Mobilidade da Força Aérea tem, na sua capacidade máxima, aptidão para providenciar autonomamente energia, alojamento (climatizado), alimentação e apoio higienico-sanitário até 400 pessoas. Contudo, devido à complexidade e diversidade de meios necessários para instalar e sustentar um acampamento deste tipo, para o exercício em questão só foi solicitado à Força Aérea condições de habitabilidade para cerca de 80 pessoas.

Parte dos equipamentos do Kit de Mobilidade utilizados no PROCIV IV/2008, foram recentemente adquiridos pela Força Aérea, tendo sido utilizados na missão do Chade, no final da Primavera de 2008. Actualmente, está também em uso na missão do Afeganistão equipamento semelhante.

Para além do referido Kit, a Força Aérea irá disponibilizar para este Exercício cerca de 200 militares, três dezenas de viaturas de várias categorias e funções, as instalações da Base Aérea de Sintra para acolher o posto de comando alternativo da Protecção Civil, a Base da Ota para receber os "refugiados" da zona de Alenquer, instalações no Depósito de Matewrial da Força Aérea em Alverca e um helicóptero Alouette III à disposição da liderança do Exercício.

TVNET