quarta-feira, 30 de julho de 2008

Incêndio mobilizou 140 bombeiros em Vale Torto

Um violento incêndio deflagrou, ontem à tarde, na localidade de Vale Tordo, freguesia de Seixo da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. O alerta para as chamas foi dado às 17h04 e depressa as labaredas começaram a “crescer” no terreno, consumindo mato e pinhal.

Foram mobilizados meios para o local, com o comandante da corporação de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, António Pinto, a assumir a coordenação das operações de combate às chamas, que também contaram com a colaboração, de acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CDOS), de meios aéreos, nomeadamente um helicóptero estacionado em Seia e um aerotanque ligeiro, proveniente de Coja.

À corporação da Lagares da Beira juntaram-se reforços provenientes de Oliveira do Hospital, Tábua, Oliveirinha e Coja, todas do distrito de Coimbra, contando ainda com a colaboração dos Voluntários de Seia, S. Romão, Gouveia e Louriga, do distrito da Guarda.

Segundo fonte do CDOS o incêndio foi considerado circunscrito às 18h35, iniciando-se de seguida as operações de rescaldo, uma fase morosa e a requerer especiais cuidados, tendo em conta que se trata de uma vasta mancha florestal, e a necessidade de acautelar eventuais reacendimentos.

No combate às chamas estiveram envolvidos cerca de 140 bombeiros, apoiados por 35 viaturas e por vários meios aéreos.

Diário de Coimbra