quinta-feira, 26 de julho de 2007

Oito distritos em alerta Amarelo

Oito dos 11 distritos de Portugal continental estão hoje sob alerta Amarelo devido à previsão de altas temperaturas, enquanto o risco de incêndio será mais elevado no interior centro e no litoral sul, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Em alerta Amarelo (o segundo de uma escala de quatro) estão os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja, onde as temperaturas vão subir além dos 30 graus.

Beja será o distrito onde os termómetros vão subir mais, até aos 36 graus, de acordo com as previsões do IM.

Os grupos Central e Ocidental dos Açores está também sob alerta Amarelo, mas devido à previsão de períodos de chuva forte.

As previsões meteorológicas para hoje apontam para céu pouco nublado ou limpo e vento moderado, mas com rajadas no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro. Prevê-se também subidas das temperaturas máxima e mínima.

Valores muito elevados de raios ultravioletas

A incidência de raios ultravioletas vai alcançar hoje valores muito elevados e extremos no grupo ocidental dos Açores, na ilha da Madeira e no interior Centro e Norte do território português. O resto do território apresenta valores muito altos.

Nos locais onde os índices são extremos, o IM desaconselha a exposição ao sol, o mais possível.

Risco de incêndio muito elevado no interior centro e litoral sul

Temperaturas do Concelho de Oliveira do Hospital


O risco de incêndio para hoje é muito elevado no sul do litoral alentejano e no interior centro, onde seis concelhos apresentam risco máximo: Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova (distrito de Castelo Branco), Nisa, Gavião (distrito de Portalegre), Mação e Sardoal (distrito de Santarém).

A sul, o litoral do distrito de Beja está em risco muito elevado de incêndio.


Sic