quarta-feira, 13 de julho de 2022

Incêndios: Portugal recebe hoje mais quatro meios aéreos de França e Itália para ajudar no combate às chamas

 

Já estão a operar no país 60 meios aéreos estrangeiros, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

À ‘Rádio Renascença’, o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, confirmou que chegarão esta manhã a Portugal mais quatro meios aéreos europeus, dois vindos de França e outros dois de Itália.

No domingo passado, a Comissão Europeia tinha avançado, em comunicado, que Portugal tinha acionado o mecanismo europeu de Proteção Civil, um dia antes do país entrar em situação de contingência, um estado que se mantém até à próxima sexta-feira, dia 15 de julho, às 23h59.

Dados da Proteção Civil dão conta de 11 incêndios rurais em curso no país, que mobilizam 1.346 operacionais, 399 meios aéreos e 14 terrestres. Em resolução estão 10 ocorrências e em conclusão estão mais 31.

O incêndio que deflagrou na região da Caranguejeira, no concelho de Leiria, continua a gerar preocupação. Ontem, a Câmara Municipal tinha apelado às populações de Figueiras e Mata dos Milagres para deixarem as habitações e para se dirigirem ao Pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal.

Nessa região, tinham também sido cortados troços da A1 e do IC2. Contudo, já voltou a ser retomada a circulação rodoviária na A1.

A par de Leiria, esta quarta-feira, também um incêndio que começou a lavrar pelas 23h30 em Faro, em zona de mato e pinhal em Gambelas, na freguesia de Montenegro está a inspirar cuidados, com a mobilização de mais de 200 operacionais no terreno, apoiados por 80 veículos e um meio aéreo.

Com 16 distritos sob aviso vermelho, com Viana do Castelo com aviso laranja e Faro com aviso amarelo, as previsões apontam que Santarém poderá chegar aos 46 graus centígrados, a temperatura mais alta que se deverá registar hoje em Portugal.

In Multinews