quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Incêndio de Seia já atingiu Covilhã e avança em direcção às Penhas da Saúde e Unhais da Serra

 Autarquia confirma evolução da frente a partir da Torre da Serra da Estrela. Fogo obrigou ao corte de estrada e continua a preocupar autarcas locais

A Câmara Municipal da Covilhã confirmou esta quarta-feira que uma das frentes do incêndio rural iniciado em Seia passou para o concelho covilhanense e está a avançar em direcção às Penhas da Saúde e a Unhais da Serra.

Segundo a autarquia, a frente que progredia em Alvoco da Serra, no concelho de Seia, evoluiu “da zona da Torre [da Serra da Estrela] para a zona das Penhas da Saúde e Unhais da Serra”.

Já a frente do fogo de Taliscas, que ameaça as localidades de Dominguizo e Vales do Rio, continua a gerar “forte preocupação” e levou ao corte de uma estrada municipal.

O presidente da Junta de Freguesia de Alvoco da Serra, Carlos Belarmino, disse à agência Lusa que o fogo já terá atingido a Torre da Serra da Estrela e avança para o Centro de Limpeza de Neve da Infra-estruturas de Portugal. O autarca acrescentou que a sede de freguesia mantém frentes activas preocupantes, que durante a tarde estiveram próximas de habitações.

Os incêndios em Seia e na Covilhã têm origem no fogo que deflagrou há uma semana no Piódão, em Arganil, distrito de Coimbra, e que entretanto se estendeu aos distritos da Guarda e de Castelo Branco.

De acordo com um relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a área já ardida ultrapassa os 40 mil hectares.

In Correio da Beira Serra