quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mau tempo varre Portugal de Norte a Sul

Protecção civil registou quase 200 ocorrências em Lisboa, há registo de inundações no Porto e há relatos de confusão no Aeroporto de Faro.

O mau tempo está a afectar a vida dos portugueses em diversos pontos do país. De Norte a Sul, há registo de complicações, com a Protecção Civil a registar diversas ocorrências.

Lisboa tem sido um dos distritos onde os bombeiros e a Protecção Civil têm tido mais trabalho. Quase 200 ocorrências desde as 6h00, com maior incidência nos concelhos do Sul do distrito, diz à Renascença André Fernandes, 2º comandante da Protecção Civil distrital.

“No distrito de Lisboa, desde o início do alerta às 6h00 de hoje, registámos um total de 181 ocorrências, sendo que os concelhos mais afectados foram Cascais, Oeiras, Sintra, Loures e Vila Franca de Xira. Verificaram-se inundações na via pública, quedas de árvores e quedas de estruturas”, descreve o comandante.

Além das ocorrências registadas em todo o distrito, há ainda aquelas que ocorreram dentro da cidade de Lisboa e, aí, a responsabilidade é dos sapadores bombeiros. No caso da cidade em concreto, já houve mais de 100 pedidos de ajuda, sendo que os sapadores ainda estão nesta altura a trabalhar em 32 locais, como acaba de dizer à Renascença o comandante Adelino Marques.

Quedas de árvores e inundações no Porto, confusão em Faro

No Porto, a chuva e o vento forte estão a dar muito trabalho aos bombeiros. De acordo com Guilhermino Vieira, chefe de operações dos bombeiros sapadores do Porto, são sobretudo quedas de árvores e inundações. Para já, não há registo de vítimas.

Também de acordo com o comando distrital de operações de socorro do Porto, as situações mais frequentes em todo o distrito são quedas de árvores e pequenas inundações urbanas, sobretudo nos concelhos do Porto, Gaia e Matosinhos.

Mais a sul, no Aeroporto de Faro, continua a reinar a confusão devido ao mau tempo. O terminal de passageiros foi encerrado por precaução.

Na segunda-feira, parte da cobertura do Aeroporto de Faro caiu e provocou cinco feridos, na sequência da instabilidade meteorológica que se verifica.

In "Rádio Renascença"