segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Incêndios em Vila Verde ameaçaram casas durante a madrugada

Dois grandes incêndios no concelho de Vila Verde ameaçaram várias casas nas freguesias de Paçô e Marrancos. Segundo informação do Comando Distrital de Operações e Socorro, um dos incêndios continuava com três frentes activas quando o outro foi dado como extinto, às 10.15 da manhã.

Um helicóptero bombardeiro juntou-se ao combate a um incêndio na freguesia de Paçô, em Vila Verde. A lavrar desde a 1.15 da madrugada, continuava bastante activo às 10.15 da manhã, de acordo com informação do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga.

No total, 71 elementos estão envolvidos no combate às chamas, apoiados por 28 viaturas, já depois de accionado o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) do Porto.

As populações das aldeias passaram a noite nas ruas com medo que as suas habitações fossem atingidas, tanto em Marrancos como Paçô, único incêndio activo esta manhã

"Estamos quase a meio de Outubro e está a ver como isto está aqui? Já nem sei se isto é maldade ou falta de limpeza", dizia Francisco Rocha, que de ramos na mão combatia o incêndio no lugar do Monte, junto ao campo de futebol, em Marrancos.

O fogo de Marrancos foi dado como extinto cerca das 10 da manhã e não chegou a causar estragos em habitações. "Os danos foram apenas florestais", disse fonte do CDOS.

No terreno, durante a madrugada, os homens dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (BVVV) dividiam-se entre os dois incêndios."Havia casas em risco em no lugar de Santana do Monte, em Paçô, e nos lugares de Portela das Cabras e no Monte na freguesia de Marrancos.

Os voluntários de Vila Verde estão a ser ajudados pelos Bombeiros de Amares e pelos de Terras de Bouro.

In "Jornal de Notícias"