quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Incêndio florestal em Santarém mobilizou meios de todo o distrito e foi extinto

O incêndio florestal que na tarde de quarta-feira, 7 de Setembro, queimou mais de dez hectares de eucaliptal entre os lugares de Santos e Casais do ferreira, nas freguesias de Tremez e de Arneiro das Milhariças, concelho de Santarém foi combatido por 165 operacionais, 44 viaturas e três meios aéreos.

O fogo deflagrou cerca das 15h50 e perto das 19h30 já se fazia o rescaldo. Além de bombeiros de corporações do concelho de Santarém e municípios vizinhos, durante a tarde chegaram ao local viaturas da Golegã, constância e Benavente, para dar alguns exemplos.

O comandante distrital de operações de socorro, Joaquim Chambel, coordenou a operação a partir do veículo de posto de comando e justifica a acção com diversos meios.

“Foi um incêndio que se propagou rapidamente devido à topografia e despoletámos para aqui todos os meios necessários, com 165 operacionais, 44 veículos e três meios aéreos. Este será o sexto incêndio do ano no distrito com mais de dez hectares de área ardida. A presença de muitos meios tem a ver com uma aposta muito forte, efectuada desde 15 de Maio com um estrutura mais permanente, no ataque inicial para evitar que os incêndios passem para facto ampliado e ganhem proporções”, explica Joaquim Chambel.

Na primeira hora do incêndio houve várias projecções de matéria incandescentes foram provocando outros focos de incêndio. As chamas nunca estiveram perto de habitações e perto e depois das sete da tarde fazia-se o rescaldo.

O Mirante Online