quarta-feira, 5 de março de 2008

Quartéis dos bombeiros vão receber material eléctrico e electrónico fora de uso

Resíduos eléctricos e electrónicos fora de uso vão passar a poder ser entregues em quarteis de bombeiros, começando pelos do distrito de Évora ainda este mês, revelou à agência Lusa fonte da entidade gestora deste resíduo (Amb3E).

"Acabámos de assinar um protocolo com a Liga dos Bombeiros para colocar contentores nos quartéis de todo o país. A ideia é ficarmos mais próximos dos consumidores e facilitarmos a entrega e tratamento destes resíduos. Os primeiros contentores deverão ser instalados dentro de duas ou três semanas", contou à agência Lusa Abreu Ferreira, da entidade gestora Amb3E.

A parceria já formalizada envolve as 14 associações humanitárias dos bombeiros do distrito de Évora - dos municípios Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Mora, Montemor o Novo, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Vila Viçosa -, o Governo Civil de Évora, as entidades da Administração Local e delegações regionais e distritais da Administração Central.

Uma semana antes do último Natal, a Amb3E colocou os primeiros contentores em cinco centros comerciais, três no distrito de Lisboa (Vasco da Gama, Colombo e Cascais Shopping) e dois no do Porto (Gaia Shopping e NorteShopping), uma experiência piloto concluída no final do mês passado com "bastante sucesso", segundo a Amb3E.

"Correu tão bem que vamos agora alargar a mais centros comerciais do grupo Sonae. Estamos só à espera que estejam prontos os novos pontos electrão. A ideia é alargar a todos os centros comerciais, mas vamos agora começar as reuniões", adiantou Abreu Ferreira.

Este responsável, que disse não ter ainda dados consolidados das recolhas de material eléctrico e electrónico entregues nos novos pontos electrão, adiantou que a entidade gestora está a pensar alargar a recolha daqueles resíduos a Universidades, onde existem muitos equipamentos electrónicos.

Lusa