segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Treze incêndios em Portugal, oito por controlar

Há 12 incêndios em Portugal, sete deles por circunscrever. O distrito mais atingido é o de Viseu, onde se registam cinco fogos. Segue-se o da Guarda, com quatro, Vila Real, com dois, e Braga, com um.

O fogo que arde em Ribeira da Nave, concelho de Sabugal, já foi circunscrito, mas no local continuavam à 17:00 192 bombeiros, apoiados por 57 viaturas, um helicóptero e dois aviões, de acordo com a página na Internet do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Porém no mesmo concelho, continuam por controlar incêndios em Vale de Espinho e Quinta do Anascer. No concelho da Guarda, em Sobral da Serra, há um outro fogo por circunscrever.

Em Viseu, há dois incêndios não circunscritos, um em Farejinhas, Castro Daire, e outro em Santa Helena, Tarouca. Controlados estão já os fogos em Pedreira, Cinfães, em Alcafache, Mangualde, e Vila Verde, Resende.

No distrito de Coimbra lavra também um incêndio em Vila Franca da Beira, Oliveira do Hospital que mobiliza neste momento mais de uma centena de bombeiros apoiados por 26 viaturas.

Em Vila Real nenhum dos dois focos activos se encontram circunscritos. Um em São Bento, no concelho da capital de distrito, e outro em Outeiro, Vila Pouca de Aguiar.

Em Braga, arde um incêndio, já controlado, em Furna, concelho de Cabeceiras de Basto.

IOL

Dois aviões Canadair espanhóis no terreno desde início da manhã

Dois aviões Canadair espanhóis estão a combater o incêndio em Ribeira da Nave, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, desde o início da manhã de hoje, disse à Lusa fonte do Comando operacional distrital.

Segundo a mesma fonte, os dois aviões espanhóis, accionados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), estão no terreno desde as 9h e, neste momento, estão a abastecer em Salamanca (Espanha) para voltarem a operar no incêndio, que lavra há mais de 24 horas.

Fonte do Comando Distrital do Operações de Socorro (CDOS) da Guarda instalado no Alto do Mosteiro, Sabugal, adiantou que o vento forte e o terreno acidentado estão a causar dificuldades no combate às chamas.

De acordo com a fonte, desde domingo tem ardido principalmente mato, pinhal e áreas agrícolas, mas não há indicações de danos em habitações.

A fonte adiantou que, neste momento, há uma frente que preocupa os bombeiros, designadamente junto ao Alto do Mosteiro, onde está instalado o posto de comando.

O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Manuel Rito, disse à Lusa que as chamas já destruíram uma área extensa, mas ainda não está a avaliada.

As chamas destruíram áreas próximas de Sortelha, Orgeira, Alfeia de Santo António, Alogas, Santos Estêvão, Moita e Casteleiro, no concelho de Sabugal.

O incêndio, que deflagrou domingo às 00h51 em Ribeira da Nave, Sabugal, mobiliza 192 bombeiros, apoiados por 57 veículos, dois helicópteros e quatro aviões bombardeiros pesados.

Lusa / SOL

Sete fogos activos nos distritos de Guarda, Viseu e Braga

Sete incêndios estão activos nos distritos de Guarda, Viseu e Braga, três dos quais no concelho do Sabugal, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O fogo que mais meios mobiliza continua a ser o de Ribeira da Nave, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, onde 197 bombeiros combatem as chamas, além de perto de 60 veículos, um helicóptero e dois aviões Canadair, adianta a ANPC.

Apesar de a página da Internet referir que o incêndio de Ribeira da Nave está circunscrito, o segundo comandante operacional distrital da Guarda, Seara Pires, disse à Lusa que o fogo "ainda não está circunscrito" e que "está a causar alguns problemas".

Lusa

Dezoito fogos activos durante várias horas durante o dia de ontem

Dezoito fogos continuavam, ao final da noite de ontem, domingo, activos no Norte de Portugal, sendo o de Ribeira da Nave, no Sabugal, no distrito de Guarda, o que mobilizava mais meios, segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil.

Além da Guarda, Braga, Vila Real, Viseu e Porto eram às 21:30 os distritos mais fustigados pelas chamas, que estão a ser travadas por mais de meio milhar de bombeiros.

Com três frentes activas, o fogo em Sabugal, cujo alerta foi dado às 00:51, consome mato e pinhal disperso, estando a ser combatido por 115 operacionais, incluindo 112 bombeiros, apoiados por 32 viaturas.

Em declarações à TSF, o Segundo Comandante Operacional Distrital da Guarda Seara Pires disse que o fogo em Sabugal ameaçou casas ao longo da tarde e adiantou que as autoridades esperam extingui-lo durante a noite.

Sem dar descanso aos bombeiros desde as 12:39, o incêndio que lavra mato, pinhal e eucalipto em Furna, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, mantém igualmente três frentes activas.

No terreno estão 72 operacionais, nomeadamente 65 bombeiros, auxiliados por 22 veículos.

Já circunscrito, o fogo de Eiriz, Baião, distrito do Porto, envolve ainda quase uma centena de bombeiros.

TSF

Incêndio em Ribeira da Nave provoca problemas aos bombeiros

O incêndio em Ribeira da Nave, no Sabugal, distrito da Guarda, ainda está por circunscrever. As chamas deflagraram há mais de 24 horas.

Em Ribeira das Naves estão 192 bombeiros, apoiados por 57 veículos, que se debatem com três frentes activas de um incêndio. Também na Guarda, em Sobral da Serra, cerca de 100 homens, continuam no combate às chamas.

Seara Pires, o segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro, disse que o vento e os maus acessos estão a dificultar o combate ao fogo.

Neste momento há ainda mais três incêndios em zona de mato e floresta activos em Portugal, sendo dois deles no distrito do Porto e um em Monção, Viana do Castelo, segundo dados do portal da autoridade da protecção civil.

TSF

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Circunscritos fogos nos distritos de Bragança e Viana do Castelo

Os dois incêndios que lavravam na madrugada de hoje em Vale Frechoso, distrito de Bragança, e em Trulhe, Viana do Castelo, estão circunscritos, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo o portal da Autoridade Nacional da Protecção Civil, o incêndio em Vale Frechoso, concelho de Vila Flor, que deflagrou às 01:10 horas, ficou circunscrito às 04:13 horas, contando com o envolvimento de 79 profissionais, apoiados por 19 veículos.

Em Trulhe, concelho de Paredes de Coura, o incêndio em mato, que deflagrou às 02:00 horas, ficou circunscrito às 03:53 horas, combatido por 38 operacionais, assistidos por 10 veículos.

Lusa

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dois fogos nos distritos de Viseu e Vila Real mobilizam 98 bombeiros

Dois incêndios lavravam às 16:15 nos distritos de Viseu e Vila Real, mobilizando um total de 98 bombeiros e 25 veículos, segundo o portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Segundo a Protecção Civil, o incêndio que lavra há mais tempo deflagrou hoje por volta das 12:34 na localidade de Segirei, concelho de Chaves, distrito de Vila Real.

O incêndio, com duas frentes activas, teve início em zona de mato, estando a ser combatido por um total de 49 bombeiros, entre os quais quatro elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana (GNR).

No combate às chamas estão ainda envolvidos 12 veículos, dois helicópteros de ataque inicial e um helicóptero bombardeiro pesado, segundo a ANPC.

Um outro incêndio, na freguesia de Barrô, concelho de Resende, distrito de Viseu, está a ser combatido desde as 13:17 por 49 bombeiros, entre os quais quatro elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR e oito elementos Equipa de Sapadores Florestais.

As operações no terreno estão a ser apoiadas por 13 veículos, dois aviões de ataque inicial e dois aviões bombardeiros pesados, precisa a Protecção Civil.

Lusa/SOL

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Chamas controladas nos arredores de Atenas

O pior já passou: as autoridades gregas garantem que os incêndios que este fim-de-semana ameaçaram Atenas estão agora controlados e a capital grega fora de perigo.

Em declarações à cadeia britânica BBC, os bombeiros gregos justicaram o sucesso no combate às chamas com a alteração das condições meteorológicas. Depois de quatro dias de ventos fortes e temperaturas altas, as autoridades conseguiram ganhar terreno às chamas, com a ajuda de quase 2 mil bombeiros, apoiados por militares e populares.

A Comissão Europeia estima que, ao todo, tenham ardido cerca de 21 mil hectares (com uma vegetação mormente composta por pinheiros e oliveiras) - números que tornam esta vaga de incêndios a pior desde 2007, ano em que 70 pessoas morreram por causa das chamas.

As chamas estão controladas, mas o risco de um reacendimento permanece - e, por isso, os bombeiros continuam em alerta no terreno. Ainda assim, começam já a apurar-se responsabilidades e, na imprensa grega, as hostilidades estão já abertas.

Organizações ambientalistas vieram já a público condenar a actuação do Governo grego, acusando-o de nada ter aprendido com os incêndios dos últimos anos. São apontados erros na prevenção dos incêndios e na lentidão da resposta das autoridades.

Do Governo, chega apenas a recusa de tais acusações. Em declarações citadas pela BBC, o Primeiro-Ministro grego, Kostas Karamanlis, limitou-se a agradecer aos operacionais envolvidos no combate às chamas e lançou um apelo à população: "Não ouçam aqueles que, a partir de uma posição segura e servindo os seus interesses, tentam criticar tudo".

Sapo

Fogo no Parque Natural da Serra da Estrela foi circunscrito

Três meios aéreos foram accionados para combater o incêndio na localidade de Sabugueiro, no Parque Natural da Serra da Estrela, que teve início segunda-feira à noite.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 07:41h foram accionados para o local dois aviões bombardeiros (de água) pesados e às 08:00h um helicóptero bombardeiro pesado.

O fogo, que começou às 20:53h de segunda-feira em Sabugueiro, concelho de Seia, distrito da Guarda, está ainda a ser combatido por 91 bombeiros apoiados por 22 viaturas. Foi dado como circunscrito às 09:22h.

O risco de incêndio é hoje, terça-feira, máximo em vários concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Os distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro, Beja e Setúbal têm também alguns concelhos em risco muito elevado.

Jornal de Notícias

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Incêndio em Mato Contenças de Baixo (Mangualde)



Bombeiros.pt

Bragança: Fogo de Calvelhe circunscrito 24 horas depois de ter deflagrado

O incêndio que lavrava desde domingo em Calvelhe, Bragança, foi dado como circunscrito hoje por volta das 14:00, quase 24 horas depois de as chamas terem deflagrado, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os mais de 150 bombeiros no terreno conseguiram controlar à hora de almoço a última das três frentes do incêndio, que se encontra circunscrito na totalidade desde as 13:46, segundo informação oficial.

Este fogo continua a ser o único activo no país e mobiliza ainda 137 elementos, 24 viaturas e três meios aéreos, de acordo com dados da ANPC.

Lusa/SAPO

Bombeiros resgatados de helicóptero sofreram ferimentos ligeiros

Os três bombeiros que foram resgatados de helicóptero do rio Sabor sofreram ferimentos ligeiros e dois já tiveram alta do Hospital de Bragança, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

Os três bombeiros combatiam o incêndio que deflagrou em Calvelhe, no concelho de Bragança, e foram resgatados do rio Sabor, de helicóptero, por um Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.

«Os três bombeiros caíram de uma escarpa de difícil acesso ao rio Sabor», disse à Lusa fonte do Comando da GNR.

A mesma fonte referiu que foi mobilizado o GIPS de Nogueira, que resgatou, com um helicóptero, os três bombeiros, que foram transportados para o hospital de Bragança.

Este incêndio continuava por circunscrever cerca das 00:40 e mobilizava 123 operacionais e 31 viaturas.

Lusa/SOL

Dados nacionais e europeus sobre fogos não coincidem

De Janeiro a 15 de Agosto houve 31 «grandes incêndios» em Portugal, segundo a Autoridade Florestal Nacional (AFN), enquanto o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais registou 54. Vários fogos detectados pelo sistema europeu não constam nos relatórios nacionais, mas também há incêndios que só a AFN contabiliza.

Segundo os dados divulgados pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla em inglês), na sua página na Internet, que monitoriza os incêndios na Europa através de um sistema de satélite, houve 54 fogos com área ardida superior a 100 hectares de Janeiro a 15 de Agosto de 2009 em Portugal.

No entanto, o relatório provisório divulgado na semana passada pela AFN, entidade sob tutela do ministério da Agricultura, refere que «registaram-se 31 ocorrências enquadráveis» em «grandes incêndios» [«consideram-se grandes incêndios aqueles cuja área total afectada é igual ou superior a 100 hectares»] em Portugal, de 1 de Janeiro a 15 de Agosto de 2009, que resultaram numa área ardida total de 9208 hectares.

Os dados das duas entidades não coincidem, havendo vários incêndios detectados pelo sistema europeu que os relatórios referentes a este ano da AFN não mencionam. Mas também acontece o contrário: há grandes incêndios referidos pela AFN que não constam das listas do EFFIS.

No mês de Abril, por exemplo, a AFN não mencionou qualquer incêndio com área ardida superior a 100 hectares, mas segundo o registo europeu houve um fogo, no dia 24, que consumiu 275 hectares em Espinhosela, Trás-os-Montes. Por outro lado, a AFN referiu ocorrências de grandes incêndios nos dias 16, 17, 20, 26 e 28 de Julho, mas que não constam dos dados europeus.

Acontece também que o mesmo fogo apresenta áreas ardidas diferentes nos dois registos. Um exemplo: o fogo em Ansiães, no concelho de Amarante, a 18 de Março, queimou 408 hectares segundo a AFN e 619 segundo o sistema europeu. Uma outra ocorrência com dados diferentes respeita a um incêndio em Santana de Cambas, no concelho de Mértola, em que as autoridades nacionais registaram 567 hectares queimados pelo fogo e a UE contabilizou 451 hectares.

A agência Lusa solicitou dados adicionais ao ministério da Agricultura sobre datas de incêndios, métodos de cálculo de áreas ardidas e contabilização de fogos e áreas ardidas, além de um comentário sobre os dados do sistema europeu e as diferenças em relação aos que constam nos relatórios que a AFN divulga quinzenalmente.

Em resposta, fonte do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas destacou que os relatórios quinzenais da AFN são «provisórios», sublinhando que «nada tem a acrescentar» e que «tudo foi esclarecido aos deputados da Assembleia da República» sobre os incêndios nas suas deslocações à Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O EFFIS foi instituído pelo Centro Comum de Investigação (CCI) e pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e fornece alertas diários de risco de incêndio, bem como avaliações de danos em apoio aos serviços de combate aos incêndios dos Estados-Membros da UE, aos serviços da Comissão Europeia e a outras organizações neste domínio.

O EFFIS divulga as informações de incêndios e área ardida quase em tempo real, nos países da Europa e do Norte de África, com base em informação captada em permanência por satélites.

Lusa/SOL

domingo, 23 de agosto de 2009

Chamas de regresso a Sintra e ainda activas na Guarda

Já foi circunscrito o incêndio que esta tarde atingiu a localidade de Outeiro, no Porto. Entretanto, continua por circunscrever um outro incêndio em Seixo Amarelo, no distrito da Guarda, e um outro fogo deflagrou em Asfamil, no concelho de Sintra.

Em Outeiro, o incêndio teve duas frentes activas. O combate às chamas foi dificultado pela falta de acessos que as equipas de bombeiros possam utilizar. Mas de acordo com as informações disponíveis no site da Protecção Civil, este incêndio já foi controlado.

Entretanto, o incêndio na localidade de Seixo Amarelo continua a lavrar. Tem nesta altura apenas uma frente activa, que está a ser combatida por mais de 160 operacionais, apoiados por 47 veículos.

Um terceiro fogo surgiu há menos de uma hora na localidade de Asfamil, no concelho de Sintra. As chamas estão a consumir uma zona de mato. No terreno, estão já 52 bombeiros e 17 veículos.

Já ontem, o concelho tinha sido atingido por um incêndio de largas dimensões na zona de Belas - o maior desde o início do ano, no distrito de Lisboa.

Desde janeiro deste ano, on incêndios já consumiram 24.000 hectares de floresta - mais 8.000 do que em 2008.

Sapo

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Incêndio de Belas - Fotos


Lusa


Incêndio/Belas: 70 por cento do incêndio circunscrito, comandante operacional

Cerca de 70 por cento do incêndio que deflagrou hoje no Casal da Carregueira, concelho de Sintra, está circunscrito num combate que está a ser dificultado pelo forte vento, informou o comandante operacional distrital da Protecção Civil.

O comandante Elísio Oliveira explicou que "não há danos materiais" apesar de ter ardido um carro dos bombeiros e de em toda a zona da serra existirem habitações.

"O incêndio propaga-se por toda a zona da serra e existem habitações em toda esta área", nomeadamente junto à estrada nacional 250, adiantou.

Lusa

Incêndio em Belas alastrou ao campo de treinos do GOE

O incêndio que está a lavrar desde o meio-dia na localidade de Belas, concelho de Sintra, já chegou ao campo de treinos do Grupo de Operações Especiais (GOE), localizado nas imediações dos Belas Clube de Campo.

Por agora, e segundo as informações disponibilizadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, estão no terreno a combater as chamas 388 bombeiros, apoiados por 119 veículos, dois helicópteros bombardeiros pesados e dois aviões bombardeiros pesados. No local, estão também um Grupo de Combate a Incêndios Florestais do Distrito de Setúbal e um Grupo de Combate a Incêndios do Distrito de Santarém.

O alerta foi lançado por voltas das 12h18 e as proporções das chamas têm vindo a aumentar rapidamente.

Dentro do Centro de Lazer Belas Clube de Campo, onde há uma hora atrás se chegou a temer pelo avanço do fogo, já não há nesta altura qualquer casa em risco. Contudo, nas quintas adjacentes ao centro, as chamas lavram ainda, pondo em risco outro grupo de casas.

Pedro Krauss, morador no Belas Clube de Campo, disse há instantes ao SAPO que, "do viaduto de Belas (da CREL) se vê nitidamente pontos de fogo à volta de casas". Ainda de acordo com o morador, o fogo já estará também dentro da propriedade do Grupo de Operações Especiais (GOE) - uma informação já confirmada ao SAPO pelo Comando Nacional ada PSP.

De acordo com o Jornal de Notícias, também o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, está no local, bem como a Autoridade Florestal Nacional.

(em actualização)

Lusa

Derrocada em praia causa um morto e dois feridos graves em Albufeira

Uma derrocada na praia Maria Luísa, em Albufeira, provocou hoje um morto e vários feridos, dois deles em estado grave. O incidente aconteceu por volta das 11h30, quando algumas rochas da falésia caíram sobre esta praia.

A vítima mortal é um homem de 60 anos, que faleceu após ter sido retirado dos escombros.

Uma mulher de 38 anos encontra-se em estado crítico e já foi transportada para o Hospital de Faro. Um homem 35 anos foi levado para o Hospital do Barlavento. Existe ainda um ferido ligeiro, com uma perna fracturada.

Máquinas retroescavadoras e equipamentos pesados estão a auxiliar nas buscas e na contenção das arribas que caíram na praia Maria Luísa, em Albufeira, disse à Lusa o comandante Marques Pereira, da Capitania de Faro.

As autoridades tentam agir rapidamente para retirar as pessoas soterradas uma vez que maré se encontra a subir e há risco iminente de a área ficar inacessível.

Todos os meios accionados, quatro desaparecidos

Para além da vítima mortal e dos feridos, o INEM recebeu indicações por parte de familiares sobre a existência de duas pessoas soterradas. Quatro pessoas podem estar desaparecidas. A Protecção Civil informa que neste momento estão a decorrer operações de resgate das vítimas soterradas.

O Instituto da Água já está a caminho do local para identificar origem do acidente.

Cavaco Silva, que se encontra de férias na zona, e o presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, já se deslocaram ao local. O autarca referiu que existe uma placa de sinalização de perigo no local.

Também o Pimeiro-Ministro, José Sócrates, que tinha marcadas algumas actividades na região, irá até à zona da derrocada.

No local encontram-se o INEM , cerca de duas dezenas de bombeiros e a Polícia Marítima.

(em actualização)

Lusa

Fogo põe em perigo duas casas em Belas

Um incêndio está nesta altura a lavrar numa zona de floresta, na localidade de Belas, concelho de Sintra. De acordo com informações avançadas há instantes pela TSF, várias casas estiveram mesmo em risco.

Por agora, e segundo as informações disponibilizadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, estão no terreno a combater as chamas 348 bombeiros, apoiados por 106 veículos, dois helicópteros bombardeiros pesados e dois aviões bombardeiros pesados. No local, estão também um Grupo de Combate a Incêndios Florestais do Distrito de Setúbal e um Grupo de Combate a Incêndios do Distrito de Santarém.

O alerta foi lançado por voltas das 12h18 e as proporções das chamas têm vindo a aumentar rapidamente, ameaçando nesta altura as instalações do Centro de Lazer Belas Clube de Campo.
Várias casas estiveram em risco na última hora, apesar de não ainda existir registo de quaisquer feridos ou vítima mortal.

(em actualização)

Lusa

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

A Linha Ferroviária da Beira alta está cortada devido a um incêndio que, desde o início da tarde, foi detectado no lugar de Contenças de Baixo, concelho de Mangualde. Este é um dos dois fogos que estão a destruir floresta, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu.

Em Portugal, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), decorrem mais seis incêndios fora de controlo.

Além do distrito de Viseu, os fogos deflagram nos distritos da Guarda, Lisboa, Vila Real e Porto.

Na Guarda, há dois incêndios sendo que, em Figueira de Castelo Rodrigo, os bombeiros estão a ter dificuldade em controlar as chamas, devido à intensidade do vento.

TSF

Oito fogos em cinco distritos mobilizam centenas de homens no combate às chamas

Oito incêndios activos em cinco distritos às 15:07 de hoje destroem floresta e matos, empenhando mais de 380 homens, dezenas de viaturas e vários meios aéreos, difundiu a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

De acordo com a ANPC, registam-se incêndios nos distritos da Guarda, concelhos de Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, de Lisboa, no concelho de Torres Vedras, de Vila Real, nos concelhos de Ribeira de Pena e Valpaços, de Viseu, dois fogos no concelho de Mangualde, e do Porto, no concelho de Baião.

O incêndio em Almeida lavra em mato desde as 10:57 da manhã e mobiliza 57 bombeiros, sapadores florestais e homens da Força Especial de Bombeiros, além de 15 veículos e um helicóptero no combate às chamas.

Lusa

Risco máximo hoje no interior norte e centro

O risco de incêndio é máximo esta quarta-feira em vários concelhos dos distritos do interior norte e centro e ainda no barlavento algarvio, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Nesta situação, estão os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

Estes distritos têm também outros concelhos com risco muito elevado, tal como os de Braga, Vila Real, Porto, Leiria, Setúbal e Beja.

Lusa

Fogo em Vila Real continua a ser combatido

O incêndio no concelho de Ribeira de Pena, em Vila Real, continua a lavrar. Estão no local mais de 145 bombeiros.

Os bombeiros continuam a tentar travar as chamas em Monte Da Lomba Da Casa, no concelho de Ribeira da Pena, em Vila Real. Segundo a Protecção Civil, o incêndio tinha já uma frente extinta e um frente circunscrita, na madrugada desta quarta-feira, continuando com uma frente activa.

No local estão 146 bombeiros, apoiados por 38 veículos operacionais. Existe ainda a referência de que dois pelotões militares no exército foram destacados para o local.

TVNet

Circunscritos fogos em mato em Valpaços e em pinhal em Ribeira de Pena

O incêndio em mato que lavrava desde as 13:12 de terça-feira no lugar de Agordela, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, foi circunscrito às 00:54 desta quarta-feira, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

No mesmo distrito de Vila real também circunscrito às 01:52 desta quarta-feira o incêndio em pinhal que deflagrou às 20:28 de terça-feira no lugar de Melhe, concelho de Ribeira de Pena.

Entretanto, mantém-se activo outro incêndio em pinhal no concelho de Ribeira de Pena, no lugar de Monte da Lomba da Casa.

Lusa

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Área ardida desde o início do ano ultrapassa em sete mil hectares o total ardido em 2008

Já arderam quase 24 mil hectares entre Janeiro e 15 de Agosto, mais sete mil hectares de floresta do que em 2008, embora este tenha sido um ano atípico, comunicou o Comando Nacional de Operações de Socorro.

"Em termos de dados provisórios [desde o início do ano até ao dia 15 de Agosto] temos 12.092 ocorrências de incêndios florestais, com uma área ardida estimada total, provisória também, de 23.772 hectares", anunciou o responsável pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS).

Comparativamente ao ano passado, de acordo com dados avançados por Gil Martins, houve, no período compreendido entre 01 de Janeiro e 15 de Agosto de 2008, cerca de 7500 ocorrências, que provocaram uma área ardida de aproximadamente nove mil hectares. No total dos doze meses de 2008 registaram-se 17 mil hectares ardidos.

Lusa

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Três fogos activos no Norte e no Centro

Dois incêndios na região Norte e um na zona Centro, todos activos, são as ocorrências activas mais significativas registadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

No Lugar Portela do Monte, no concelho de Penafiel, está activo um incêndio florestal que está a ser combatido por 33 bombeiros e cinco membros do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, com o apoio de 11 veículos operacionais e um helicóptero bombardeiro pesado.

A meio da tarde, o fogo tinha três frentes. A última actualização, às 16:30, indicava que estão activas duas frentes e a terceira está extinta.

Em Teixeira, Miranda do Douro, 48 bombeiros combatem um incêndio em zona de mato, com o apoio de 10 veículos operacionais, e um helicóptero de ataque inicial.

A ANPC indica que foram accionados dois aviões bombardeiros pesadoas Canadair.

O terceiro incêndio com relevância lavra na localidade do Meco, no concelho de Montemor-o-Velho. Trata-se de um incêndio em floresta que está a ser combatido por 58 bombeiros, apoiados por 16 veículos operacionais e um avião de ataque inicial. Os últimos dados indicam que já está circunscrito.

Diário de Notícias

Bruxelas acciona mecanismo comunitário de auxílio pedido por Portugal

A Comissão Europeia activou este fim-de-semana o mecanismo comunitário de protecção civil em resposta a um pedido de auxílio de Portugal devido aos fogos florestais, anunciou, esta segunda-feira, o executivo comunitário.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Comissão Europeia, o mecanismo foi activado com o envio de meios aéreos de combate a incêndios, nomeadamente dois aviões Canadair CL 215, que ajudaram a pôr fim aos dois incêndios de domingo.

O pedido de ajuda foi apresentado por Portugal devido à propagação de fogos florestais durante o fim-de-semana e ainda às previsões meteorológicas que indicam temperaturas altas e baixa humidade.

Segundo Bruxelas, esta é a quarta vez que os meios aéreos são deslocados para auxiliar Estados-membros desde o início do Verão.

O Parlamento Europeu aprovou em 2008 um financiamento de 3,5 milhões de euros para o projecto-piloto Reserva Táctica Europeia de Combate a Fogos Florestais, que teve início este ano.

O mecanismo comunitário foi também accionado para auxiliar as populações de Taiwan afectadas pelas cheias e deslizamentos de terras provocados pela passagem do tufão Morakot.

TSF

sábado, 15 de agosto de 2009

Dois fogos activos às 16h00m nos distritos de Porto e Viseu

Dois incêndios nos distritos do Porto e Viseu estavam activos às 16:00 de hoje, mobilizando um total de 94 operacionais, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Em Virela, concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, ocorre um incêndio em zona de pinhal e eucaliptal, desde as 15:03, mobilizando 47 bombeiros, apoiados por 13 veículos.

Encontram-se ainda no local cinco operacionais do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR e outros quatro da Força Especial de Bombeiros.

Lusa

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Queda de raio origina incêndio na cidade

A queda de um raio junto a um posto de transformação da EDP provocou esta tarde um incêndio de pequenas proporções na cidade.

Uma forte trovoada que por volta das 18h00 se abateu sobre Oliveira do Hospital, esteve na origem de um pequeno incêndio que deflagrou junto ao Vale de Ferreiro.

O fogo, que foi rapidamente extinto pelos bombeiros locais, teve origem num raio que incendiou uma zona de mato, mas com algumas habitações por perto.

Correio da Beira Serra

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fogo no Parque Natural da Serra da Estrela extinto

O incêndio que hoje deflagrou no Parque Natural da Serra da Estrela já foi extinto, estando activo um fogo no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu.

De acordo com informação avançada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, mais de cem bombeiros combateram as chamas no Parque Natural da Serra da Estrela.

Também foi extinto o incêndio em floresta que lavrou no concelho de Mação, distrito de Santarém, adianta a ANPC.

TVNet

Mais de 100 bombeiros combatem fogo na Serra da Estrela

Mais de cem bombeiros estão hoje à tarde a combater um incêndio na zona de Manteigas, no Parque Natural da Serra da Estrela, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O fogo em mato, que começou às 14:14, tem uma frente activa que arde com intensidade, indica a ANPC.

No incêndio do Parque Natural da Serra da Estrela estão 104 bombeiros, apoiados por 26 veículos, dois helicópteros e dois aviões, além de dois aviões da AFOCELCA.

Um outro incêndio em floresta lavra desde as 15:00 no concelho de Mação, distrito de Santarém, onde estão 26 bombeiros, seis veículos, dois helicópteros e dois aviões.

Lusa

Fogo em mato em Macedo de Cavaleiros demora a ser circunscrito

O incêndio em mato que deflagrou no lugar de Talhas, concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Vila Real, está por circunscrever desde as 00:49 desta quinta-feira, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil .

O fogo, que apresenta uma frente única, está a ser combatido por 25 bombeiros, com o apoio de cinco viaturas.

Entretanto, o incêndio em mato no lugar de Valizelos, concelho de Valpaços, distrito de Viana do Castelo, ficou circunscrito às 04:19.

Lusa

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Avioneta de combate a incêndios obrigada a aterrar



RTP

Dois incêndios activos no distrito da Guarda

Dois incêndios no distrito da Guarda, um deles no Parque Natural do Douro Internacional, estavam às 13:00 de hoje activos, mobilizando um total de 63 bombeiros, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O incêndio que desde a madrugada de hoje ocorreu no concelho de Aguiar da Beira, também no distrito da Guarda, foi extinto ao fim da manhã. Também foi extinto o fogo que deflagrou durante a manhã em São Pedro do Sul, Viseu, adianta a ANPC.

De acordo com a ANPC, o incêndio no Parque Natural do Douro Internacional, em Vila Nova de Foz Côa, está a ser combatido por 24 bombeiros, seis veículos e um helicóptero.

O outro fogo no distrito da Guarda lavra no concelho de Trancoso e já está circunscrito, mobilizando 39 bombeiros, 10 veículos e um helicóptero.

Segundo a página da Internet da ANPC, ao longo do dia de terça-feira registaram-se 177 incêndios florestais, que foram combatidos por 2951 bombeiros e 771 veículos.

O risco amarelo de risco de incêndio foi accionado segunda-feira em todos os distritos de Portugal Continental e vai prolongar-se até sexta-feira devido ao calor.

Diário de Notícias

Desde o início do ano mais de 10 mil incêndios assolaram 21 mil hectares

Balanço. Autoridade Florestal registou 10 300 incêndios entre 1 de Janeiro e 31 de Julho. Vila Real foi o distrito mais fustigado com 4365 hectares consumidos. Ontem, três fogos mobilizaram 159 bombeiros.

A Autoridade Florestal Nacional registou 10300 Incêndios , entre 1 de Janeiro e 31 de Julho, responsáveis por 21 675 hectares de área ardida. O distrito mais fustigado foi Vila Real onde terão sido consumidos pelos incêndios cerca de 4365ha. Até sexta-feira o país continua em alerta amarelo com a região Centro a ser amais flagelada pelas chamas.

No distrito de Viseu, um incêndio em São Pedro do Sul mobilizou 60 homens, dois aviões e um helicóptero. O incêndio ficou circunscrito ao inicio da tarde de ontem mas à noite os bombeiros procederam a operações de rescaldo.

Ontem, três incêndios, lavram à tarde no Norte e Centro do país e mobilizam um total de 159 bombeiros, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

No distrito de Coimbra, um incêndio em Arazede, no concelho de Montemor-o-Velho, mobilizou 70 homens e um avião. Dois aviões pesados, mobilizados para este fogo, acabaram por ser desviados para um outro incêndio em Tremoa, no concelho de Miranda do Corvo, onde as chamas consumiram mato e pinhal. A norte a Protecção Civil registou um incêndio em Felgueiras, no distrito do Porto.

Até sexta-feira está em vigor o alerta amarelo que teve por base as previsões meteorológicas que apontam para tempo quente e seco com condições favoráveis de perigo de incêndios florestais. No terreno, GNR e PJ reforçaram a fiscalização.

O relatório provisório da Autoridade Florestal Nacional, divulgado esta semana, regista 10300 ocorrências que afectaram uma área total de 21675ha, da qual 6324 há são floresta. De acordo com o relatório o histórico, entre 1999 e 2009, do total de ocorrências e área ardida, até 31 de Julho, mostra que "em 2009 o total registado em número de ocorrências é inferior à média do decénio com menos 1451 ocorrências". Relativamente à área ardida, e até Julho deste ano "arderam menos 29.411ha que a média de 1999 a 2008, ou seja, menos 42%".

O distrito mais fustigado foi Vila Real onde os incêndios consumiram 4365ha. Também Bragança e Braga foram distritos muito afectados tendo o fogo destruído áreas superiores a 3000 hectares.

Diário de Notícias

Avião de combate a incêndios aterra de emergência

Um avião de combate a incêndios aterrou de emergência esta quarta-feira em Ferreiras, concelho de Fundão.

Fonte do CDOS confirmou à agência Lusa que um avião de combate a incêndios aterrou de emergência esta quarta-feira em Ferreiras, concelho de Fundão.

"O avião aterrou no campo devido a um problema mecânico e os dois tripulantes saíram ilesos, registando-se apenas alguns danos na aeronave", revelou a fonte.

O avião estava a combater um incêndio junto a Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

TVNet

Pessoal não-médico pode usar desfibrilhadores a partir de Setembro

Espaços públicos, como estádios e centros comerciais, vão poder ter aparelhos desfibrilhadores para utilização por pessoal não-médico, de forma a socorrer mais rapidamente vítimas de paragem cardíaca.

O decreto-lei que estabelece a utilização do Desfibrilhador Automático Externo (DAE) por pessoal não-médico devidamente formado foi publicado no Diário da República hoje, quarta-feira, e entra em vigor a 01 de Setembro.

Os estádios de futebol, centros comerciais e espaços de espectáculos são recintos que podem dispor deste equipamento e de equipas de técnicos para o operar, embora seja da responsabilidade de quem gere estes espaços a aquisição do equipamento.

Com estas regras, aprovadas em Conselho de Ministros a 18 de Junho, o Governo pretende aumentar o uso do DAE, tendo em conta que este aparelho só é útil se usado num tempo curto, nomeadamente em caso de paragem cárdio-respiratória.

O diploma salienta que as doenças cardiovasculares representam "a principal causa de morte em Portugal", a maioria dos casos de urgência "ocorre fora dos hospitais e que a experiência internacional permite aferir que "a utilização de DAE em ambiente extra-hospitalar por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas".

O decreto-lei permite que equipas "devidamente treinadas" de não-médicos possam usar o equipamento, apesar de a supervisão médica continuar a ser "indispensável".

A prática de actos de DAE, no âmbito da entidade licenciada, tem de ter um responsável médico e só pode ser feita por operacionais de DAE devidamente certificados para tal.

Até agora, a utilização de DAE era feito exclusivamente por profissionais de saúde, nomeadamente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que está agora incumbido da aprovação de um Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.

É ao INEM que cabe também a formação dos técnicos e dos utilizadores não-médicos do desfibrilhador e "licenciar a utilização de desfibrilhadores", quer no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), quer "em locais de acesso público".

Jornal de Notícias

Incêndio em Valverde foi circunscrito

Incêndio de média intensidade deflagrou de madrugada numa zona de mato no lugar de Valverde, no concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, mas já foi circunscrito.

O incêndio, que lavrava desde as 04:46h, foi circunscrito às 11:13h, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

No combate às chamas estiveram 85 bombeiros, apoiados por 23 veículos e um meio aéreo.

Também o fogo numa zona de mato e pinhal no lugar de Lousa, Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, está circunscrito desde as 06:39h.

O mesmo cenário verifica-se no distrito de Viseu, com o incêndio registado em Landeira, concelho de São Pedro do Sul, numa zona de mato. Está circunscrito desde as 10.46h.

Jornal de Notícias

Risco máximo de incêndio em 21 concelhos

O risco de incêndio é esta quarta-feira "máximo" em vários concelhos de sete distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM). Ao todo são 21 concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro que apresentam risco "máximo".

Os distritos de Bragança, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga, Beja e Setúbal têm hoje concelhos com risco "muito elevado".

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo". O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Para esta quarta-feira, o IM prevê tempo quente com céu limpo, temporariamente nublado durante a tarde em especial nas regiões do interior.

Beja será o distrito com temperatura máxima mais elevada, 39 graus Celsius, seguido de Évora com 38º. Os termómetros vão subir aos 37º em Castelo Branco e Santarém, aos 36º em Bragança e Braga e aos 35º em Lisboa e Coimbra.

O IM prevê continuação de tempo quente, aguardando apenas para sábado uma pequena descida da temperatura nas regiões do litoral oeste.

Devido ao tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou esta segunda-feira o alerta amarelo, também o segundo de menos grave de uma escala de quatro, que se deverá manter até sexta-feira.

TSF

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Técnicos de ambulância ponderam greve de zelo e fim do transporte de doentes com gripe A

Os técnicos de ambulância de emergência apresentarão em Setembro um pré-aviso de greve e poderão deixar de transportar os doentes com gripe A, se o Governo não avançar com a carreira de técnico de emergência pré-hospitalar.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Ricardo Rocha, disse esperar uma reposta da tutela durante esta semana.

Depois de o Ministério da Saúde ter anunciado publicamente o avanço da nova carreira, as negociações com o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) iniciaram-se em Janeiro e chegou-se a um acordo final em Junho, historiou Ricardo Rocha.

Lusa

Incêndio em Santo Tirso entrou em rescaldo

O incêndio que hoje atingiu floresta numa zona de acesso difícil em Areal, concelho de Santo Tirso, Porto, entrou em rescaldo às 09:55, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Segundo o site da ANPC, o incêndio teve início às 02:57, foi circunscrito às 09:26 e entrou em rescaldo às 09:55.

No local estavam 38 bombeiros, apoiados por 11 veículos operacionais e um helicóptero Bombardeiro Pesado.

Lusa

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Estrada Nacional 118 cortada junto a alcochete devido a acidente que fez um morto

Um acidente com três veículos causou hoje um morto e pelo menos dois feridos graves, obrigando ao corte do trânsito na estrada nacional 118, junto ao campo de tiro de Alcochete, distrito de Setúbal.

De acordo com o posto da GNR de Samora Correia o acidente ocorreu às 09:30 e obrigou ao corte da EN 118 entre o Campo de Tiro de Alcochete e a ponte das Enguias, nos dois sentidos.

Lusa

Paços de Ferreira: Incêndio em fábrica de plásticos está em rescaldo

O incêndio que hoje destruiu por completo uma fábrica de embalagens de plástico em Alto de Modelos, Paços de Ferreira, está em fase de rescaldo, disse à Lusa o comandante dos Voluntários de Paços de Ferreira.

A fase de rescaldo deverá prolongar-se até cerca das 10:30, adiantou Jorge Rodrigues, acrescentando que no combate às chamas estiveram envolvidas cinco corporações de bombeiros, num total de 60 homens.

O fogo deflagrou cerca das 04:20 e foi dominado cerca das 05:38. O alarme foi dado pelo funcionário que entrava ao serviço aquela hora.

Lusa

sábado, 8 de agosto de 2009

O Blog dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital celebra 3 anos

É com grande alegria que este Blog celebra 3 anos de existência.

Este tem á disposição todo o tipo de informação a nível de Bombeiros e Protecção Civil, e é constantemente actualizado de forma a manter informados os cidadãos de Acidentes, Incêndios, Derrocadas, Inundações entre outros, não só a nível concelhio mas como também a nível nacional e por vezes internacional. Este é participativo, podendo a qualquer utilizador comentar todas as notícias publicadas.

O Blog tem sido uma porta de saída para as novas tecnologias e tem como seu moderador Miguel Borges, um Ex voluntário de Oliveira do Hospital e Administrador de Sistemas Informáticos de profissão, que dedica grande parte do seu tempo a este projecto que agarrou com unhas e dentes já lá vão três anos, e que não quer ver morrer.

Segundo palavras do mesmo, está também em marcha a remodelação do site oficial da corporação, (http:\\bvoh.no.sapo.pt - para -http:\\www.bvoliveiradohospital.com), mas por falta de tempo que a sua vida profissional lhe ocupa, encontra-se algo atrasado, não havendo ainda uma data prevista para a sua apresentação ofícial.

Há ainda a salientar que este Blog tem tido uma forte divulgação nos países onde residem emigrantes portugueses da nossa região, França, Suiça, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, EUA e Austrália.

O Blog dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital espera por si em,

http:\\bvoh.blogspot.com

BVOH

Fogo de São Brás de Alportel em fase de rescaldo

São Brás de Alportel, Faro, 08 Ago (Lusa) - O incêndio de São Brás de Alportel, que destruiu mais de mil hectares de terreno, está em fase de rescaldo desde das 8:10 de hoje, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Uma das três frente activas do incêndio, que chegou a alastrar-se ao concelho vizinho de Tavira, atingiu os seis quilómetros e consumiu mato, pinhal, olival e sobreiral, mas não colocou casas em perigo, segundo o presidente da Câmara de São Brás, António Eusébio.

O fogo, cujo alerta foi dado às 15:10 de sexta-feira, começou em Cabeça do Velho, São Brás de Alportel.

Lusa

Bombeiros reforçam dispositivo para tentar extinguir fogo no Algarve

O chefe de gabinete do Governo Civil de Faro, Silva Gomes, explicou que durante a noite vão ser reforçados os meios de bombeiros para combater o incêndio em São Brás de Alportel e Tavira, procurando eliminar o fogo nas primeiras horas da manhã.

"Agora, durante a noite, os meios vão ser melhor distribuídos" e depois, ao nascer do dia, o combate às chamas contará com "mais meios aéreos" que irão "atacar os cabeços" onde o fogo está a lavrar.

"Neste momento, o que preocupa é o facto de não conseguirmos chegar ao local onde o fogo lavra. Não há caminhos nem acessos" pelo que resta "controlar e proteger as casas", salientou Silva Gomes.

"Para já não se prevê que o fogo fique circunscrito nas próximas horas mas não há casas em risco", afirmou o responsável, que apontou a falta de pontos de abastecimento de água como um dos problemas com que os bombeiros se debatem.

Os aviões pesados "têm mesmo que ir ao oceano" buscar água, explicou o representante do Governo Civil, que espera contar nas próximas horas com mais "grupos de combate de Évora, Beja, Lisboa e Santarém".

Por seu turno, o presidente da Câmara de Tavira, Macário Correia, garantiu que a rede de "telefones e electricidade para já estão a funcionar" e "já foram colocados bombeiros junto às casas" dispersas que existem naqueles montes.

Apesar das dificuldades no combate às chamas, para o autarca, "não se justifica" accionar outros dispositivos, como o plano de emergência municipal.

No terreno, estão perto de 300 bombeiros, apoiados por 85 viaturas e duas máquinas de rasto, que estão a criar perímetros em torno das habitações.

Com o início da noite, os meios áreos foram desmobilizados e nem sequer chegaram a entrar nas operações os aviões pedidos ao Governo espanhol, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Jornal de Notícias

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Helicóptero da Força aérea procura homem desaparecido no Tejo

As autoridades retomaram hoje de manhã as buscas no rio Tejo para encontrar um homem desaparecido desde a noite de quinta-feira, junto a Vila Franca de Xira, disse hoje à agência Lusa fonte da Polícia Marítima.

No local estão várias embarcações dos bombeiros e da Polícia Marítima (PM) na tentativa de encontrarem o homem que caiu no lodo, nas margens do Tejo junto a Vila Franca de Xira, quando tentava resgatar um cão, explicou a mesma fonte.

O alarme foi dado na quinta-feira, cerca das 20h30, tendo a PM enviado para o local meios aquáticos, na «tentativa de resgatar o homem do lodo» disse a mesma fonte.SAPO/Lusa.

No local está também um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que esta manhã se juntou ao «esforço de socorro», para além de meios de bombeiros e daquela polícia, referiu a fonte da PM.

Lusa

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bombeiros recebem fatos High Tech de combate a incêndios

As corporações de bombeiros de Amarante, Gouveia, Covilhã e Abrantes receberam 20 fatos high tech para apoio no combate a incêndios, anuncia a Unilever Jerónimo Martins (ULJM), responsável pela entrega.

Os equipamentos de protecção individual, certificados pelo CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil do Vestuário de Portugal, cumprem os «requisitos de concepção geral do vestuário, os níveis de desempenho dos materiais utilizados e os respectivos métodos de ensaio, bem como eventuais salpicos acidentais de químicos ou líquidos inflamáveis». O fato também «possui fitas rectroreflectoras, permitindo a visibilidade do Bombeiro em trabalhos nocturnos», afirma a ULJM.

Na mesma ocasião, foi também assinado um protocolo «que prevê a concepção e desenvolvimento de um fato de bombeiro high tech, a apresentar por ocasião da abertura da época de fogos florestais de 2010, que irá aumentar significativamente a segurança e ergonomia do equipamento», graças à incorporação de engenharia e materiais portugueses.

Sol

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Incêndios: Autoridade Florestal e GNR garantem que "desconhecidos" não podem entrar no sistema

A Autoridade Florestal Nacional e a GNR garantiram hoje que "terceiros" ou "desconhecidos" não podem entrar no Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF) e que toda a área ardida e ocorrências são contabilizadas.

"Só operadores registados entram no sistema e nenhuma área fica por registar", disse Rui Almeida, da Autoridade Florestal Nacional (AFN), numa conferência de imprensa realizada na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em Carnaxide, após a reunião semanal dos agentes da protecção civil.

A reunião, que contou com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, e dos deputados da Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Floresta, Desenvolvimento Rural e Pescas, ocorreu dias depois de ser conhecido o relatório da GNR "Operação Floresta Segura 2008", que refere que dados da área ardida, inscritos no SGIF, foram alterados em 2007 e 2008 "por desconhecidos".

Lusa