sábado, 31 de maio de 2008

Incêndio na SAPEC destruiu dois armazéns de produtos quimicos

Um incêndio destruiu hoje de madrugada dois armazéns de produtos químicos da SAPEC Agro, na Mitrena, informou o comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Segundo Mário Macedo, o incêndio deflagrou cerca das 02:40 e só foi considerado extinto às 07:10.

As chamas propagaram-se rapidamente e, quando os bombeiros chegaram ao local, poucos minutos depois, já tinham tomado a cobertura dos edifícios de armazenamento de produtos químicos utilizados na agricultura, referiu.

De acordo com Mário Macedo, a espessa coluna de fumo provocada pelo incêndio não provocou qualquer problema porque foi arrastada pelo vento para fora de zonas urbanas.

Funcionários da SAPEC montaram um dispositivo para recolher a água utilizada no combate às chamas, que estão contaminadas pelos produtos químicos que se encontravam no interior dos dois armazéns, para posterior tratamento, evitando assim que as mesmas pudessem escorrer para o estuário do Sado.

No combate ao incêndio participaram 47 bombeiros, apoiados por 18 viaturas, de sete corporações do distrito de Setúbal.

O comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal adiantou que vai manter um dispositivo no local para responder de imediato a pequenos reacendimentos até que a operação de rescaldo seja dada por concluída.

Lusa

INEM participa em exercício da NATO para testar capacidade de resposta em ambiente contaminado

O INEM representa Portugal a partir de domingo na Finlândia num exercício da NATO que tem como objectivo testar a capacidade de resposta a uma forte cheia em que infra-estruturas são afectadas, algumas com risco químico, biológico e radiológico.

O exercício, denominado "Uusimaa 2008", vai decorrer em Helsínquia até quinta-feira e estarão envolvidos 1.100 participantes de 25 países.

Realizado no âmbito do Euro-Atlantic Disaster Response Coordination Centre (EADRCC) da NATO, o exercício tem como cenário a ocorrência de fortes cheias ao longo do golfo da Finlândia provocadas pela subida das águas e pelo mau tempo.

Em consequência desta "catástrofe natural", várias infra-estruturas críticas vão ser seriamente "afectadas", algumas delas apresentando risco químico, biológico e radiológico.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai participar no exercício com uma equipa de 42 elementos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de ambulância de emergência, elementos da logística e telecomunicações.

No exercício, o INEM vai efectuar triagem das vítimas e prestar cuidados médicos em ambiente contaminado, fazer descontaminação e realizar a triagem secundária, estabilização e evacuação das vítimas, além de montar um hospital de campanha para a recepção e estabilização dos sinistrados.

As equipas do INEM vão utilizar no exercício uma parte do hospital de campanha do Instituto, uma ambulância, uma viatura da logística, duas pickups, um jeep das telecomunicações, duas viaturas NRBQ (ambiente nuclear, radiológico, biológico e químico) e dois camiões TIR.

Na Finlândia vai ainda ser utilizado equipamento recentemente adquirido e que veio dotar o INEM de capacidade de descontaminação das vítimas e das suas próprias equipas.

Segundo o INEM, o objectivo é testar e praticar os procedimentos dos participantes na resposta a desastres de dimensão significativa, quer pelo número de vítimas envolvidas, quer pela resposta necessária.

A coordenação local das operações de socorro - que envolvem 25 países - é outro dos objectivos deste exercício.

Lusa

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Bombeiro intoxicado em fogo num prédio desabitado de Matosinhos

Um incêndio destruiu hoje um prédio de dois andares, que se encontrava desabitado, em Matosinhos, Porto, havendo apenas a registar um caso de intoxicação entre os bombeiros, disseram à Lusa fontes da Protecção Civil e dos bombeiros.

As chamas, cuja origem é ainda desconhecida, irromperam às 03:20 de hoje, num prédio da Avenida Serpa Pinto, encontrando-se actualmente em fase de rescaldo.

O incêndio foi combatido por 20 bombeiros e cinco viaturas de três corporações, Leixões, Matosinhos-Leça e São Mamede de Infesta, de acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS).

No combate ao incêndio um dos bombeiros ficou intoxicado pelo fumo, tendo sido assistido no Hospital Pedro Hispano, de Matosinhos.

Lusa

Bombeiros aplaudem legislação sobre desfibrilhadores

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses aplaude a legislação sobre a existência de desfibrilhadores nas ambulâncias, que já está quase pronta. À TSF, Duarte Caldeira diz que a nova legislação vai corrigir uma «situação injustificada», uma legislação que entende que vem «corrigir uma situação incompreensível».

Em declarações à TSF, Duarte Caldeira explicou que esta situação vinha a ocorrer por causa de «resistências injustificadas e que agora acabaram por ser ver ultrapassadas».

Este responsável considerou ainda haver necessidade de existir um desfibrilhador por cada uma das 1700 ambulâncias de socorro existentes em Portugal.

«Fazendo serviço regular de tripulante de ambulância de socorro e estando a ambulância dotada deste equipamento tenham este complemento de formação à sua formação de tripulante de ambulância de socorro para o poderem utilizar devidamente», concluiu.

Até aqui, só as viaturas operadas directamente por técnicos e médicos do INEM podem utilizar os desfibrilhadores, ao contrário do que acontece com as ambulâncias de bombeiros e da Cruz Vermelha.

TSF Online

INEM reforça meios na região Centro

Mais seis ambulâncias começam hoje a funcionar na região Centro

Mais municípios da região vão ficar, a partir de hoje, equipados com novas ambulâncias para transporte de doenças em situações de emergência médica. Trata-se de uma resposta enquadrada no âmbito da nova Rede de Urgências, que prevê que o INEM instale ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) em Figueiró dos Vinhos, Tábua/Santa Comba Dão, Mortágua e Estarreja. Por outro lado, em Pombal e Tondela vão ficar disponíveis, também a partir de hoje, ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV).

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), as ambulâncias «vão ficar sedeadas junto dos centros de saúde e dos hospitais» das várias localidades, à excepção da SBV de Tábua e da SIV de Pombal que, a título provisório vão ficar instaladas junto das corporações de bombeiros destas localidades, enquanto não estão concluídas «as obras de remodelação em curso nas unidades de saúde locais».

Aquele organismo do Ministério da Saúde esclarece ainda que as ambulâncias SIV são tripuladas por um técnico de ambulância de emergência (TAE) e por um enfermeiro e «funcionarão 24 horas». O mesmo horário aplica-se à ambulância de Suporte Básico de Vida que vai ficar instalada em Estarreja.

Relativamente às características e recursos técnicos, refira-se que as ambulâncias SIV se apresentam com «a carga de uma ambulância de suporte básico de vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos», esclarece a ARSC, adiantando que este equipamento «permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais».

No que se refere às ambulâncias SBV, são tripuladas por dois técnicos de ambulâncias de emergência, e irão funcionar durante a noite, entre as 20h00 e as 8h00. O equipamento que apresentam inclui disfibrilhador automático externo e material de avaliação e estabilização, quer nas vertentes de trauma, quer de doença súbita.

A ARSC sublinha que estas novas ambulâncias «aumentam o número de meios de transporte de doentes em situação de urgência ou emergência disponibilizadas pelo INEM para a região Centro». De acordo com a fonte, desde o final do ano passado foram instaladas ambulâncias SBV em Espinho, Ovar, Fundão, Anadia, Leiria e Viseu, e ambulâncias SIV em Cantanhede/Mira e Seia.

Diário de Coimbra

quinta-feira, 29 de maio de 2008

"Desmancha do Porco" para angariação de fundos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital vai realizar, no dia 10 de Junho, a “17ª Desmancha do Porco”.

O Programa da actividade inicia-se bem cedo, pelas 08h00, com a matança do porco, seguindo-se, pelas 10h00, a tradicional prova de sangue e dos chouriços. O almoço está previsto para às 13h00, ficando ainda guardadas, para o final da tarde, pelas 18h00, Febras na Brasa.

Segundo informação veiculada pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital “esta actividade faz parte de uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de um autocarro com vista a transportar a Fanfarra dos Bombeiros para as suas actuações fora da cidade”.

Segundo revelou Emídio Camacho, Comandante dos Bombeiros, aquando das comemorações do aniversário da Associação, “já foram conseguidos cerca de 35 mil euros”, sendo que “o valor do autocarro cifra-se nos 75 mil euros”.

Rádio Boa Nova

Bombeiros querem alarmes contra incêndio em todas as escolas, mas lei não obriga



As associações de bombeiros lamentaram hoje que apenas 15 por cento das escolas portuguesas tenham alarmes contra incêndios, considerando que este sistema devia existir em todos os estabelecimentos apesar de não ser obrigatório por lei.

"Os alarmes são fundamentais, bem como a existência de um plano de emergência e de exercícios que permitam aos alunos e à comunidade escolar saber interpretar os sinais emitidos pelo alarme de incêndio", comentou à agência Lusa Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

A Lusa divulgou hoje um relatório do Ministério da Educação relativo a 2006/07 segundo o qual das 12.510 escolas públicas e privadas em Portugal apenas 1.929 tinham sistemas de alarme contra incêndios.

Para Fernando Curto, além de sistema de alarme, todas as escolas deveriam ainda ter um sistema que permitisse ao quartel de bombeiros mais próximo receber directamente um aviso quando o alarme é accionado.

Também Duarte Caldeira, responsável da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considera "muito insuficiente" o número de escolas com prevenção de incêndios e planos de emergência testados, mas disse esperar que o novo Regulamento de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, a aprovar em breve em Conselho de Ministros, consiga alterar esta situação.

Carlos Ferreira de Castro, um dos especialistas que pertenceu ao grupo de trabalho que elaborou a parte técnica desse regulamento, lembrou à Lusa que a legislação actualmente em vigor apenas obriga as escolas novas a terem um sistema de detecção de incêndios.

"Os edifícios devem ser equipados com instalações que permitam, em caso de emergência, difundir avisos de evacuação para os seus ocupantes, alertar os bombeiros e accionar os dispositivos previstos para intervir em caso de incêndio", refere o diploma de 1998, que regulamenta a segurança contra incêndios em edifícios escolares.

Contudo, esta norma só se aplica a escolas construídas depois de 1998 ou a edifícios escolares que façam obras de remodelação profundas.

"Uma escola construída nos anos 40 não é obrigada a ter alarme de incêndio", reforçou Carlos Ferreira de Castro, adiantando que o novo regulamento também não deverá obrigar os edifícios já construídos a ter esse sistema.

Mas o especialista sublinha que o novo diploma vai obrigar as escolas e todos os edifícios de utilização colectiva a adoptarem medidas de auto-protecção relativamente a incêndios.

"Não há nenhuma actuação em caso de emergência que funcione sem que as pessoas tomem consciência de que há risco. Sem alarme, nenhum sistema de emergência funciona. Resta saber como o farão as escolas. O alarme veiculado por meios humanos não será muito prático e só funciona em espaços muito pequenos", comentou.

Segundo o relatório "Modernização Tecnológica das Escolas 2006/07", dos 1.929 estabelecimentos de ensino com sistemas de alarme contra incêndios (15 por cento do total), 1.095 são provados (44 por cento das escolas privadas) e apenas 834 são públicos (o que representa oito por cento das 10.071 escolas públicas).

Lusa

Viatura de emergência sem médicos em Beja

Bombeiros Voluntários de Beja tiveram de se substituir ao serviço que era suposto ser prestado pela VMER.

Duas pessoas morreram, em Ferreira do Alentejo, e uma outra ficou ferida, próximo de Beja, ontem, mas não puderam ser socorridas pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estacionada no Hospital de Beja por esta se encontrar inoperacional devido à falta de médicos.

O problema da inoperacionalidade da VMER teima em não ser ultrapassado, não obstante sucessivas promessas de resolução. Ao JN, Pedro Coelho, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), afirmou-se preocupado com a situação e revelou que têm havido reuniões entre a Administração Regional de Saúde e o Centro Hospitalar, mas por enquanto inconclusivas.

A Administração do Hospital de Beja, por seu turno, não comenta o caso "até que haja novidades".

Casos sem socorro da VMER

Dois dos casos que necessitaram do apoio da VMER aconteceram no concelho de Ferreira do Alentejo, onde dois idosos se sentiram mal (um deles alegadamente com problemas cardiorrespiratórios) e tiveram de ser conduzidos ao hospital em ambulâncias dos bombeiros do referido município. Ambos acabaram por falecer.

A outra situação de necessidade de socorro da VMER ocorreu a cerca de cinco quilómetros de Beja, na Estrada Nacional (EN) 121. Um homem de 29 anos foi atropelado por um camião auto-betoneira, quando caminhava na berma da EN121, cerca das 13 horas de ontem, tendo sofrido escoriações no braço direito, escapando "por milagre" à morte, segundo uma fonte contactada pelo JN.

A mesma fonte contou que João Semedo caminhava pela berma e ter-se-á precipitado para a estrada tendo sido atingido por um camião, cujo condutor conseguiu evitar o pior.

Ao JN, António Luz, condutor do pesado, propriedade de uma empresa que presta serviços nas obras do aeroporto de Beja, afirmou que só não matou a vítima "porque não vinha nenhum carro de frente. No local era visível uma grande travagem.

Joaquim Brigadeiro, uma testemunha que rapidamente chegou ao local, descreveu que, depois de atingido pelo camião, "o João andou 10 a 15 metros e só depois caiu".

Os Bomebriso Voluntários de Beja demoraram cerca de 20 minutos a estabilizar o ferido, antes de o transportar para o hospital, onde acabou por receber alta a meio da tarde de ontem.

Três viaturas da Brigada de Trânsito da GNR estiveram no local, para apurar as causas do sinistro e ouvir o condutor interveniente no acidente.

A EN121 esteve com o trânsito condicionado durante cerca de 30 minutos.

Jornal de Notícias

terça-feira, 27 de maio de 2008

Seis acidentes fazem três mortos e seis feridos

Três pessoas morreram e seis pessoas ficaram feridas, ontem, em seis acidentes ocorridos de Norte a Sul do país. O caso mais grave deu-se em Portalegre, com um despiste a ceifar a vida ao antigo director da rádio local, Sousa Casimiro.

Já na EN231 perto de Nelas, um despiste seguido de embate de uma viatura da Santa Casa da Mesericórdia de Santar, tirou a vida á provedora desta instituição, Lucília Paiva, e ao marido, Marcelino Paiva, antigo professor de Matemática na escola secundária José Falcão e ex-presidente da Concelhia de Coimbra do PSD.

No IC2, perto de Leiria, um acidente condicionou o trânsito e o acesso à cidade. A A1 não escapou a uma tarde atribulada, com três despistes a provocar três feridos e a interrupção do trânsito na saída de Coimbra-Norte.

O piso molhado e o excesso de velocidade terão estado na origem do acidente que, ao início da tarde, vitimou o ex-director de informação da Rádio Portalegre. Manuel Sousa Casimiro, 52 anos, seguia sozinho ao volante do seu "Hyundai" na Estrada Nacional 18, sentido Alpalhão-Portalegre, pelas 14 horas, quando o veículo se despistou e capotou. A vítima estaria a dirigir-se para casa, em Amieira do Tejo.

Segundo fonte da Brigada de Trânsito da GNR de Portalegre, o acidente deu-se numa curva da EN 18, já no concelho de Nisa. Suspeita-se que o veículo seguisse demasiado depressa para as condições do piso, o que terá provocado o despiste e capotamento. Ao local do acidente acorreram os Bombeiros de Nisa, com uma ambulância e uma viatura de desencarceramento, e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Portalegre, mas já nada puderam fazer.

Na A1, dois despistes seguidos provocaram três feridos ligeiros, por volta do meio-dia, ao quilómetro 172, no sentido Sul-Norte, próximo de Pombal. Apenas um dos feridos teve de ser transferido para o hospital. Às 13.30 horas (cerca de uma hora depois dos despistes anteriores) um veículo pesado, de uma empresa de transportes, embateu contra um rail e um poste de electricidade, junto à saída de Coimbra-Norte. O despiste não fez vítimas, mas provocou a obstrução da via durante quatro horas. O trânsito só foi retomado às 17.30 horas.

Jornal de Notícias

Acidente na EN231 provoca 2 mortos

Despiste de uma viatura da Santa Casa da Misericórdia de Santar, seguido de colisão, provoca a morte de 2 pessoas ontem ao início da tarde na EN231.

As vítimas mortais, que tinham residência em Coimbra, seguiam na direcção Nelas–Viseu, num Fiat Punto. Poucos minutos antes das 13h00, a viatura do casal terá entrado em despiste e embateu frontalmente numa carrinha da Associação do Folhadal, que circulava na faixa oposta, explicou fonte dos Bombeiros Voluntários de Nelas.

Acrescentou ainda que os ocupantes do Fiat tiveram morte imediata, devido às graves lesões sofridas, tendo sido transportados para o Gabinete Médico- -Legal de Viseu, no Hospital de S. Teotónio.

A condutora da carrinha, Fátima Borges, de 50 anos, foi levada para o Centro de Saúde de Nelas, onde foi tratada a ferimentos ligeiros.

António Marques Pereira, vice-presidente da Associação de Folhadal, falou com a funcionária da instituição antes de ser retirada do local pelos bombeiros e explicou ao nosso Jornal que, se-gundo o relato da condutora, o carro da provedora já estava em despiste. «Ela tentou tudo para evitar o choque frontal, mas não conseguiu, porque o Fiat estava descontrolado», contou.
No local do acidente estiveram, além dos Voluntários de Nelas, militares do posto local da Guarda Nacional Republicana e uma equipa de investigação de sinistros da Brigada de Trânsito.

As autoridades, à medida que foram chegando, repararam de imediato num líquido que parecia ser combustível, que cobria muitas dezenas de metros da estrada onde ocorreu o sinistro, tornando o pavimento muito escorregadio.

Mais tarde, a substância foi identificada como sendo gasóleo. A hipótese de ter sido derramado por uma das viaturas acidentadas foi posta de parte pelas autoridades.
Por essa razão, estão a decorrer diligências no sentido de identificar a origem do derrame, já que terá, pelo menos, contribuído para o acidente.

O funeral do casal realiza-se hoje, com missa às 14h00 na Igreja de S. José, em Coimbra, seguindo-se a trasladação do corpo para a Igreja da Misericórdia de Santar, onde ocorre nova missa (17h30), antes de ir a sepultar no funeral no cemitério local.

Chuva torna a EN 231 muito perigosa

A EN231, estrada que liga Viseu a Nelas, é perigosa, especialmente quando chove, alertam os Bombeiros Voluntários de Nelas. Segundo um dos responsáveis da corporação, a ocorrência de sinistros é frequente. No que diz respeito ao local do acidente de ontem, adiantou que já não é a primeira vez que alguém perde a vida naquele troço.

Explicou ainda que a curva, localizada a poucos metros do espaço onde se verificou o sinistro, tem o nome da primeira pessoa que ali morreu. «É conhecida como Curva do Machado, porque era assim que se chamava o condutor que perdeu lá a vida, morrendo carbonizado». Há três anos morreram ali mais dois jovens e, há cerca de um mês, ocorrem dois acidentes na mesma curva, a poucas dezenas de metros da Ponte Pinoca.

Diário de Coimbra

sexta-feira, 16 de maio de 2008

“Fase Bravo” arranca com duas equipas em acção no concelho

A Equipa de Combate a Incêndios (ECIN) e a Equipa Logística de Apoio ao Combate (ELAC) já se encontram em acção no concelho de Oliveira do Hospital, no âmbito da “Fase Bravo” que hoje se inicia e se prolonga até 30 de Junho.

No próximo mês e meio, a ECIN constituída por cinco bombeiros e uma viatura vai estar afecta aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e exercer a sua acção na respectiva área de abrangência. À corporação dos Bombeiros de Lagares da Beira fica reservada uma ELAC composta por dois homens e uma viatura. Ambas as equipas são formadas por voluntários e suportadas financeiramente pelo Estado, embora sem que seja estabelecido qualquer vínculo com as corporações de bombeiros.

No caso concreto da corporação da cidade, a ECIN vai contar com o apoio da recém-criada Equipa de Intervenção Permanente que exerce a sua actividade ao longo do ano. Por isso, até 30 de Junho vão ser duas as equipas em actividade na área de abrangência desta corporação. Em Lagares da Beira, a equipa que hoje entra em vigor conta apenas com a acção de dois voluntários, mas ao correiodabeiraserra.com, o comandante António Pinto explicou que, em caso de necessidade, a ELAC pode alargar-se a cinco elementos.

Sobre a “Fase Bravo” que hoje se iniciou e atendendo às condições climatéricas que se têm feito sentir, o comandante da corporação da cidade referiu que o próximo mês e meio se espera “favorável”, revelando-se confiante num reduzido número de incêndios. Contudo, Emídio Camacho notou que tudo depende da “consciência da população em geral”, no que respeita à realização de queimas e de queimadas. Sobre a ECIN que hoje entra em acção, o comandante referiu que “veio reforçar os recursos humanos no combate e defesa dos incêndios florestais”.

Para assinalar o arranque da “Fase Bravo”, o Governador Civil de Coimbra visitou – segundo nota de imprensa enviada a este diário online – o Centro de Meios Aéreos da Lousã, acompanhado pelo Comandante Operacional Distrital (CODIS) e de outras entidades, para se inteirar da capacidade operacional dos meios ali sedeados.

De acordo com a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a “Fase Bravo” decorre de 15 de Maio a 30 de Junho e compreende, no Distrito de Coimbra, 17 ECIN (Equipas de Intervenção Permanente) e 12 ELAC (Equipas Logísticas de Apoio ao Combate), 1 GRIF (Grupo de Reforço a Incêndios Florestais) e 3 CPO (Comandantes às Operações de Socorro). No que diz respeito aos meios aéreos, estarão disponíveis três aviões ligeiros e um helicóptero ligeiro. A nível nacional estão assegurados 30 meios aéreos, 6625 combatentes e um total de 1592 viaturas.

Correio da Beira Serra

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Incêndios: Fase "Bravo" inicia-se hoje com 6.600 elementos, 1.600 veículos e 30 meios aéreos

A fase "Bravo" de combate aos incêndios florestais inicia-se hoje, com cerca de 6.600 elementos, 1.600 veículos e 30 meios aéreos, segundo a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

A fase "Bravo", a segunda mais crítica (depois da fase "Charlie", a que mobiliza mais meios humanos e materiais), conta com 1.601 equipas, num total de 6.625 elementos, 1.592 veículos e 30 meios aéreos, prolongando-se até 30 de Junho.

A esses meios juntam-se dois helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA, uma associação de empresas do sector papeleiro e de celulose, e brigadas de outros agentes presentes no terreno.

Todo este dispositivo é coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional e Comandos Distritais de Operações de Socorro.

O início da fase "Bravo" é assinalado hoje com um reunião com os agentes de protecção civil, com a participação do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e do secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros.

Lusa

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Bombeiros: Municípios podem vir a ter mais de uma equipa de intervenção permanente - MAI

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje que vai passar a ser possível cada município ter mais do que uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos bombeiros.

"Até hoje só pode existir uma por município, mas nós reconhecemos que os municípios têm necessidades e carências diferentes", afirmou o governante aos jornalistas em Lamego, no final da cerimónia de apresentação das 35 EIP constituídas nos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Braga e Viana do Castelo.

Neste âmbito, referiu que será alterado "por despacho do secretário de Estado da Protecção Civil o regime destas equipas", dando assim resposta a um pedido que tinha sido feito pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira.

"Vamos tomar a iniciativa, porque achamos que é uma solução correcta a de permitir que em cada concelho possa existir, se se entender que é conveniente e útil, mais do que uma EIP", frisou Rui Pereira.

Com o objectivo de criar EIP nos concelhos de maior risco, foi celebrado no ano passado um protocolo entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Liga dos Bombeiros Portugueses, que definia como meta 200 equipas até ao final de 2009.

Segundo o governante, até ao final deste ano haverá 100 equipas a funcionar em Portugal.

"Nesta altura temos 35 EIP, que actuam em cinco distritos. Vamos alargar o âmbito de intervenção para mais oito distritos e temos o projecto de ter até ao fim deste ano cerca de 100 EIP", afirmou, frisando que estas foram criadas num esforço conjunto da administração central e local e das associações humanitárias de bombeiros.

As EIP asseguram a prestação de socorro e emergência na área geográfica dos municípios mas, em situações excepcionais, podem actuar fora da sua área, mediante solicitação do comando distrital e autorização do presidente da Câmara.

Jaime Soares, vice-presidente da Associação nacional de Municípios Portugueses (ANMP), congratulou-se por esta ser uma área de actuação em que o poder central e o local encontraram soluções para trabalhar em parceria.

"Estamos disponíveis para que amanhã se assinem todos os protocolos neste sector que possam levar à cobertura nacional (das EIP) e possamos dormir todos descansados", afirmou.

O distintivo de identificação das EIP mostra cinco braços unidos a rodear um capacete de bombeiro, simbolizando o espírito de coesão, colaboração e prontidão a que se comprometem os seus cinco elementos na protecção e socorro dos cidadãos.

Lusa

Incêndio em habitação em São Martinho do Porto causa um morto

Uma pessoa morreu hoje de madrugada vitima de um incêndio que destruiu parcialmente a sua habitação em São Martinho do Porto, Alcobaça, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

O fogo teve início às 03:45 e destruiu a cobertura e a maior parte do recheio da casa, tendo estado no local os bombeiros de São Martinho do Porto, com seis veículos e 17 elementos.

Um pouco mais cedo, cerca da 01:00, um incêndio numa habitação devoluta no centro histórico de Leiria causou algum pânico entre moradores vizinhos.

A habitação, que estava abandonada e era um poiso habitual de toxicodependentes, estava junto a outras casas também antigas que estiveram em risco de ser atingidas pelas chamas.

No entanto, os bombeiros conseguiram circunscrever o fogo ao edifício, tendo sido destruído a cobertura e o piso superior da habitação.

Para o local, foram mobilizadas as corporações de municipais e voluntários de Leiria com oito viaturas e 23 bombeiros, acrescentou fonte do CDOS.

Lusa

Governo aluga helicópteros a empresa condenada por cartelização

O Governo vai pagar mais de 1,44 milhões de euros pelo aluguer de dois helicópteros médios à Helisul, empresa condenada por cartelização de preços num concurso público para o fornecimento de meios aéreos de combate a incêndios.

Há um mês, a outra empresa do consórcio que tinha sido condenada, a Aeronorte, foi a escolhida para assegurar as ligações aéreas entre Lisboa e Bragança.

Questionado pela TSF sobre o facto do Governo assinar contratos com empresas condenadas pelo próprio Estado, o Ministério da Administração Interna remeteu esclarecimentos para a impresa de Meios Aéreos (EMA).

Em resposta enviada por correio electrónico, a empresa que gere os meios aéreos sublinhou que «não há nenhum impedimento legal» que iniba a operação e justificou a despesa dizendo que «o país precisa de meios aéreos complementares para o período em que os Kamov estão afectos ao combate de incêndios».

Com este negócio, aos seis Kamov comprados pelo Estado para combate a incêndios e operações de busca e salvamento juntam-se estes dois helicópteros alugados para operar entre 1 de Junho e 15 de Outubro.

A EMA, empresa afecta ao Ministério da Administração Interna, fez ainda questão de frisar que, por outro lado, dada a capacidade dos Kamov, o Estado prescindiu do aluguer de dois aviões pesados num valor estimado de 3,5 milhões de euros.

Pelas contas da EMA, o Estado poupa dois milhões de euros, mas outros especialistas contactados pela TSF consideram tratar-se de uma despesa infundada, já que os meios próprios do Estado, os Kamov, poderiam assegurar todas as operações que vão ser feitas por estes dois helicópteros.

A Helisul foi a única empresa a concorrer a este concurso, tal como aconteceu em 2005, quando a Aeronorte e a Helisul concorreram em consórcio, que acabou por ser condenado ao pagamento de 310 mil euros, pela Autoridade da Concorrência.

TSF

domingo, 11 de maio de 2008

Viatura médica atropela dois jovens em Vila Franca

Dois jovens foram atropelados na passada sexta-feira à noite, em Vila Franca de Xira, pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER) que seguia em marcha de urgência.

A viatura circulava no início da rua Serpa Pinto e bateu contra os jovens que alegadamente caminhavam fora do passeio, segundo um relato de testemunhas que assistiram ao acidente.

As duas vítimas, uma rapariga e um rapaz, foram de imediato assistidas no local pelos próprios tripulantes da viatura médica do INEM e pelos Bombeiros de Vila Franca de Xira, que os transportaram para o Hospital.

O Mirante

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ministro do Ambiente sofre acidente na A6, só danos materiais

O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, sofreu hoje um acidente de viação na auto-estrada 6 (A6), perto de Vendas Novas, sem lhe causar ferimentos, revelou à agência Lusa a governadora Civil de Évora.

Segundo Fernanda Ramos, o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional está, neste momento, no Hospital de Évora a efectuar exames radiológicos, como medida de precaução.

Fonte hospitalar contactada pela Lusa confirmou que Nunes Correia se encontra em "observação", mas "aparentemente não sofreu nada de grave".

"O acidente causou apenas danos materiais", disse a governadora Civil.

O acidente ocorreu, hoje de tarde, próximo da estação de serviço de Vendas Novas quando o ministro se deslocava para a Évora, onde tinha uma reunião na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Lusa

Incidente com extintor leva 34 pessoas ao médico

Vinte e sete alunos e sete funcionários da Escola EB1 D. Francisco de Aragão, em Loulé, estão a receber tratamento Centro de Saúde, depois de um extintor ter sido accionado por um jovem.

As 24 pessoas deram entrada com irritações nos olhos e alguns problemas respiratórios, adiantou José Faísca, comandante dos Bombeiros de Loulé.

O estado de saúde das crianças e dos adultos não inspira cuidados, sublinhou a mesma fonte.O incidente terá ocorrido pelas 13h30, quando uma das crianças usou o extintor e o accionou dentro de uma sala de aula, libertando o pó de neve carbónica.

A escola está a funcionar normalmente.

Diário Digital

Cerca de três dezenas de Bombeiros profissionais reclamam equiparação com sapadores e municipais

Cerca de três dezenas de bombeiros profissionais iniciaram hoje às 10:00 uma concentração no largo de Camões, em Lisboa, para exigir a equiparação dos diferentes regimes laborais, direitos e vencimentos entre municipais, sapadores e voluntários.

"Exigimos respeito, dignidade, negociação e carreira única" pode ler-se nas portas de uma camioneta que os bombeiros trouxeram para o Largo Camões e que serve de palco à manifestação.

O dirigente nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), Mário Alves, disse à agência Lusa esperar a chegada de profissionais de todo o país para seguirem depois até à Praça do Comércio, onde tencionam entregar na secretaria de Estado da Administração Interna uma resolução com as principais exigências destes bombeiros.

Acrescentou ainda que delegações do STAL e do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa vão tentar ser recebidas por algum representante do gabinete do secretário de Estado da Administração Interna.

O sindicalista explicou que os profissionais das associações de bombeiros "não são reconhecidos pelo poder político como tal, apesar de desenvolverem o mesmo trabalho dos sapadores e municipais".

Esta "discriminação" traduz-se, segundo Mário Alves, por menores salários e menos formação.

Os bombeiros hoje em protesto exigem ainda a criação de uma Academia Nacional do Fogo destinada a dar formação e a fazer a investigação nesta área.

Lusa

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Nove pereginos atropelados na EN1, Santa Maria da Feira, três feridos graves, bombeiros

Nove peregrinos de um grupo de Cabeceira de Bastos foram hoje atropelados na EN1, em Vergada, freguesia de Santa Maria da Feira, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos.

Segundo a fonte, três dos feridos encontram-se em estado considerado grave.

O acidente ocorreu cerca das 05:30, quando o condutor de um veículo ligeiro, que terá adormecido, galgou o passeio e atropelou os peregrinos que iam a caminho de Fátima para as celebrações do 13 de Maio.

As vítimas foram transportadas para os hospitais de Gaia, Santa Maria da Feira e Santo António do Porto.

Em Gaia, deram entrada no serviço de Urgência quatro mulheres, duas das quais com ferimentos ligeiros.

As outras duas "inspiram maiores cuidados" e estão sob observação e a realizar exames, disse à Lusa fonte deste hospital.

O ferido mais grave foi transportado para o Hospital de Santo António, no Porto, e os restantes para o Hospital de Feira.

Lusa

terça-feira, 6 de maio de 2008

Criança morre em acidente com autocarro escolar

Uma menina de 12 anos morreu e outras três ficaram ligeiramente feridas quando um pesado de mercadorias embateu no autocarro onde seguiam, na estrada entre Sesimbra e Setúbal.

O acidente ocorreu por volta das 18h15, na Estrada Nacional 379, no Alto das Vinhas, a cerca de quatro quilómetros de Azeitão, e terá acontecido devido ao despiste do pesado de mercadorias, carregado de brita, que colidiu lateralmente com o autocarro de passageiros.

A estrada do local do acidente é uma zona de curvas acentuadas. “Isto é uma zona onde acontecem por vezes acidentes, porque é uma zona de curvas apertadas e embora se possa conhecer bem esta estrada uma pequena falha na condução é o suficiente para acontecer um desastre destes”, disse à RTP Carlos Oliveira, Vereador da Protecção civil da Câmara Municipal de Sesimbra.

Dentro do autocarro, que pertence à empresa de transportes Luísa Todi, seguiam 20 crianças entre os 11 e os 15 anos, alunos do colégio St. Peters School, em Palmela.

As três crianças feridas foram assistidas no local e posteriormente transportadas para o Hospital Garcia de Horta, em Almada.

RTP

Gramaços: novo inquilino acendeu fogueira e originou incêndio

Teve início numa “fogueirita” o incêndio que na manhã do dia 30 de Abril devastou o primeiro piso da casa que João Marques da Cruz se preparava para habitar já no final desta semana na localidade de Gramaços. O alerta foi dado pelos vizinhos cerca das 10h25, quando o novo inquilino se encontrava no exterior da casa sem que ainda não se tivesse apercebido das chamas.

Apesar de contíguas, as habitações vizinhas não foram afectadas pelas chamas, nem houve danos físicos a registar. O incêndio – que foi combatido por 27 bombeiros apoiados por seis viaturas da corporação da cidade – terá propagado da fogueira que João Cruz acendeu na lareira localizada no primeiro piso da casa para queimar alguns resíduos sobrantes do arranjo que fez ao tecto.

“Fiz a fogueirita pequena e desci logo para a loja para arrumar umas madeiras. Depois, vim cá para fora e estava aqui a falar com a vizinha quando veio um senhor a dizer que eu tinha a casa a arder”, contou angustiado João Marques da Cruz, referindo que estava a pensar mudar-se para lá – residia actualmente em Senhor das Almas – já no final desta semana.

Ao diário online do CBS, o comandante dos BVOH confirmou a origem do incêndio e justificou a rápida propagação das chamas com o facto de se tratar de uma casa antiga, onde prevalecem materiais como a madeira e o tabique. Segundo Emídio Camacho, o primeiro piso foi o mais afectado pelas chamas, bem como o telhado que ficou completamente destruído.

“Se demorássemos mais tempo, o cenário seria pior”, sublinhou, notando que a recém criada Equipa de Intervenção Permanente foi a primeira a ser mobilizada para o local. O pânico instalou-se entre a vizinhança, a maioria idosa, que chegou a pensar que as chamas pudessem afectar as suas casas. “Foi uma aflição muito grande”, contou uma vizinha, referindo que o cheiro a queimado já se sentia desde o início da manhã.

Correio da Beira Serra

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Risco de colapso de estruturas do edificio preocupa bombeiros

O comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, Alves Costa, manifestou-se preocupado com o risco de colapso de algumas estruturas do edifício da Reitoria da Universidade do Porto mais afectadas pelo incêndio de hoje.

O fogo, que já se encontra em fase de rescaldo, destruiu as águas furtadas, a cobertura e o quarto piso do edifício centenário.

Alves Costa disse aos jornalistas que a origem do incêndio ainda é "desconhecida", sabendo-se apenas que começou no último piso.

"O combate directo às chamas foi difícil", reconheceu o comandante.

Alves Costa confirmou que se conseguiu preservar o museu e a biblioteca.

O incêndio começou cerca das 11.20, altura em que era visível uma extensa mancha de fumo negro e labaredas a sair do telhado do edifício centenário.

Cerca das 13:00, o fogo entrou em fase de rescaldo.

Em declarações à Lusa, o reitor Marques dos Santos apontou como causa do incêndio a explosão de um aparelho usado pelos trabalhadores na recuperação do telhado.

No local estiveram cerca de 30 homens de várias corporações, auxiliados por oito viaturas.

"No momento mais crucial chegaram a estar seis agulhetas a trabalhar em simultâneo", afirmou o comandante dos Sapadores.

Lusa

Incêndio na Reitoria da Universidade do Porto já foi controlado

Um incêndio de fortes proporções deflagrou hoje no edifício da Reitoria da Universidade do Porto, localizado na baixa cidade. Menos de duas horas depois do início do incêndio, os bombeiros davam o fogo como controlado.

Cerca de três dezenas de elementos dos Sapadores e dos Voluntários combateram as chamas.

De acordo com informações apuradas pela SIC, o fogo terá deflagrado entre as 11h00 e as 11h20.

As chamas tiveram origem no telhado, onde decorriam obras, no lado nascente do edifício, junto ao Jardim da Cordoaria.

"Parece que alguma coisa terá corrido mal e o incêndio terá começado no local onde os trabalhadores procediam à reparação do telhado", acrescentou o reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos.

Pouco depois das chamas terem deflagradas, a Governadora Civil do Porto, Isabel Oneto, relatava à agência Lusa que "a cobertura do edifício estava a ser toda tomada pelas chamas".

Lusa

Última Hora - Incêndio de grandes proporções na Reitoria da Universidade do Porto

Um incêndio de fortes proporções deflagrou hoje no edifício da Reitoria da Universidade do Porto localizado na baixa cidade, disse à Lusa uma testemunha.

"O edifício está arder com grandes labaredas", acrescentou a testemunha, no local.

O edifício, centenário, está localizado na Praça Gomes Teixeira (mais conhecida como Praça dos Leões), no centro da cidade do Porto.

Segundo fonte dos Sapadores do Porto, foram enviados para o local oito viaturas para combater as chamas que deflagraram cerca das 11:20.

Lusa

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Bombeiros Velhos vigiam floresta em bicicleta

Duas equipas da corporação dos Bombeiros Velhos de Aveiro vão patrulhar de bicicleta as zonas mais problemáticas do concelho, a partir do dia 1 de Junho. Serão dois homens por equipa para as áreas com maior perigo de fogos florestais, mas só aos domingos, para já, embora o comandante Luís Esteves pondere alargar este serviço.

Os Bombeiros Velhos de Aveiro terão, este Verão, equipas de bicicleta a patrulhar as zonas mais sensíveis do concelho. A iniciativa, que será apresentada publicamente amanhã, conta já com duas equipas constituídas e prontas para entrar ao serviço a 1 de Junho, de acordo com o comandante da corporação, Luís Esteves.

As equipas vão actuar «nas zonas mais florestadas do concelho», explica o comandante, «como Oliveirinha, Nariz ou Verba», devendo efectuar o mesmo percurso feito pelos jovens voluntários que habitualmente vigiam a mata. Para já, este serviço terá lugar apenas aos domingos, mas o responsável espera conseguir alargá-lo.

«Temos mais inscritos, vamos ver se é possível. O ideal era fazê-lo diariamente», reconhece. O custo dos equipamentos, no entanto, não ajuda. «Bicicleta e equipamento fica em 300 euros por homem», diz Luís Esteves, adiantando que as primeiras bicicletas foram oferta de um particular. O comandante revela que em breve terá também lugar um peditório, «para colmatar as despesas com estas equipas».

Diário de Aveiro

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Três crianças em ‘estado grave’ foram transportadas para o hospital de S. João, no Porto

Três crianças em «estado grave» foram transportadas hoje para o Hospital de S. João, no Porto, vítimas de um acidente numa prova não oficial de rali em Figueiró, Amarante, disse fonte dos bombeiros locais.

De acordo com os bombeiros da Lixa, o acidente ocorrido no final da tarde provocou no total oito feridos, tendo três, em estado menos grave, sido encaminhados para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e os restantes cinco (três crianças e respectivos pais) sido transportados para o S. João, no Porto.

Segundo a fonte, as crianças estarão num estado considerado «mais grave».

O acidente foi resultado de um despiste de uma viatura que atropelou os espectadores da prova organizada por jovens da Junta de Freguesia local, que promovem este tipo de iniciativas «há vários anos», acrescentou.

Lusa / SOL

Despiste seguido de incêndio provocou uma vítima mortal em Cantanhede

Uma pessoa morreu carbonizada na madrugada de hoje, no concelho de Cantanhede, vítima de um acidente de viação, disse à agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.

Segundo a mesma fonte, tratou-se de um despiste de uma viatura ligeira seguido de incêndio, ocorrido cerca das 01:10, numa estrada camarária em Outil.

Os Bombeiros de Cantanhede estiveram no local com 17 homens e quatro veículos.

Lusa

Fogueira incendiou casa em Gramaços - Oliveira Hospital

Resultou num incêndio a fogueira que João Marques Cruz acendeu, ontem, no primeiro piso da casa que se preparava para habitar no final desta semana, na localidade de Gramaços, Oliveira do Hospital.

O alerta foi dado pelos vizinhos cerca das 10.25 horas, quando o novo inquilino se encontrava no exterior da casa. Apesar de contíguas, as habitações vizinhas não foram afectadas pelas chamas.

O incêndio foi combatido por 27 bombeiros, apoiados por seis viaturas da corporação da cidade e dado como controlado ao final da manhã. A origem do fogo foi confirmada pelo comandante Emídio Camacho, que justificou a rápida propagação das chamas com o facto de a casa ser antiga e prevalecerem materiais como a madeira e o tabique.

O pânico instalou-se entre a vizinhança, a maioria idosa, que temia que as chamas pudessem afectar as suas casas, mas não se registaram feridos.

Jornal de Notícias