quinta-feira, 26 de abril de 2007

Reunião Internacional de Bombeiros

Os presidentes dos comités nacionais do Comité Técnico Internacional do Fogo (CTIF) reúnem-se sábado, dia 28, em Cascais, entre as 9h30 e as 17h30, na estalagem “Muchaxo” (Praia do Guincho).

O encontro é promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) enquanto representante de Portugal no CTIF. Estarão presentes representantes de França, Bulgária, Alemanha, Lituânia, Angola, Grécia, Hungria e Roménia, que irão debater o papel do CTIF num projecto transnacional para o desenvolvimento de uma melhor protecção civil.

A sessão de abertura (9h30) conta com a presença de Lourenço Baptista, vice-presidente do CTIF, Christophe Mignot, secretário-geral do CTIF, Rodeia Machado, vice-presidente do conselho executivo da LBP, Vítor Melícias, presidente do comité português do CTIF e Susana Silva, directora nacional de planeamento de emergência da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Liga dos Bombeiros Portugueses

Açores: Incêndio em edifício no centro de Ponta Delgada

Um incêndio num edifício no centro de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, deflagrou ao início da tarde de hoje, tendo apenas causado danos materiais, disse fonte dos bombeiros.

O comandante dos Bombeiros de Ponta Delgada, António Medeiros, adiantou à agência Lusa que as causas do incêndio do imóvel, que estava desabitado, ainda não foram apuradas.

O edifício, cujo primeiro andar ficou destruído pelo fogo, localiza-se na rua Machado dos Santos, uma das mais movimentadas do centro histórico de Ponta Delgada, que esteve fechada à circulação durante cerca de uma hora.

O alerta foi dado por volta das 12:25 (13:25 de Lisboa), tendo ocorrido ao local quatro viaturas dos bombeiros, disse António Medeiros.

Junto ao local concentraram-se várias pessoas que assistiam ao incêndio, que foi extinto pelos bombeiros voluntários.

"Senti um estrondo e vim logo à rua ver o que se passava", afirmou à Lusa Glória Ramalho, que trabalha numa das lojas contíguas ao edifício.

Lusa

Helicópteros de combate aos fogos aterram em Portugal a 5 de Junho

Os primeiros três dos 10 helicópteros que o Ministério da Administração Interna adquiriu no ano passado para combate aos incêndios florestais chegam a Portugal a 05 de Junho, disse à agência Lusa fonte da empresa fornecedora.

Trata-se de dois helicópteros pesados Kamov-32, de fabrico russo, e um aparelho ligeiro Ecureuil AS350, disse a mesma fonte da Heliportugal, empresa que ganhou o concurso para o fornecimento das aeronaves ao Estado português.

Os restantes sete aparelhos - quatro Kamov 32 e três Ecureuil AS350 - deverão chegar nos meses de Julho e Agosto.Depois de chegarem a Portugal - e até entrarem em acção no combate aos fogos - os dez aparelhos ainda vão precisar de remontagem, no caso dos aparelhos russos, testes e certificação.

Este processo demora uma semana no caso dos Ecureuil e de 15 a 20 dias no caso dos Kamov, explicou à Lusa a fonte da Heliportugal.A Heliportugal ganhou o concurso para fornecimento dos 10 helicópteros ao Estado português em Abril de 2006 - seis pesados (Kamov 32) e quatro ligeiros (Ecureuil AS350) - pelo valor de 105 milhões de euros.

Os helicópteros Ecureuil AS350 virão a voar desde França, o que servirá para os primeiros testes de voo, para experimentar toda a aviónica e o motor da aeronave.O primeiro helicóptero ligeiro chega a 5 de Junho e os três restantes a 5 de Julho.

Em relação aos Kamov 32, está prevista a chegada de dois a 5 de Junho, dois a 5 Julho e os últimos dois a 5 de Agosto.Estes aparelhos pesados vêm de Moscovo, transportados em aviões de carga, e aterram em Alverca, numa pista da Força Aérea Portuguesa (FAP), confirmou à Lusa fonte da FAP.

Os seis Kamov 32 serão então transportados de Alverca para Tires, onde são remontados, e depois submetidos a testes de navegação e de voo.Por outro lado, disse a fonte da Heliportugal, está a decorrer em Tires, Cascais, desde o início de Abril uma acção de formação a 18 mecânicos e técnicos da empresa, ministrada por três instrutores russos.

Serão estes os técnicos que vão operar e manter os Kamov 32.Também estão a receber instrução alguns quadros do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), acrescentou a fonte.

A certificação das aeronaves é passada pelo INAC e é o último passo com a atribuição de matrícula, que vai começar por CS, indicativo para aeronaves portuguesas.

Os helicópteros pesados Kamov 32 serão pilotados este ano por 12 pilotos russos, uma vez que ainda não existem pilotos portugueses certificados para esta aeronave, afirmou à Lusa o sub Secretário de Estado da Administração Interna, Fernando Andrade, na apresentação da Directiva Operacional em Carnaxide.

Os grupos que vão utilizar estes helicópteros são as brigadas helitransportadas de primeira intervenção, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), a Companhia Especial de Bombeiros (Os Canarinhos) e as Equipas Helitransportadas de Voluntários (EHV).

Os quatro helicópteros ligeiros Ecureuil AS350 têm capacidade de transporte de cinco passageiros mais o piloto, uma velocidade de cruzeiro de 226 quilómetros/hora, tempo útil de operação de hora e meia e capacidade de transporte de água em balde de 910 litros.

Os seis helicópteros pesados Kamov 32 têm capacidade de transporte de 13 passageiros mais dois pilotos, uma velocidade de cruzeiro de 230 quilómetros/hora, tempo útil de operação igualmente de hora e meia e capacidade de transporte de água em balde de 5.000 litros.

Lusa

Bombeiros de Águas de Moura estão de luto

Vítor Inácio Silva, de 32 anos, e bombeiro do Corpo de Bombeiros de Águas de Moura, faleu ontem por volta das 21h00, quando se dirigia para o quartel onde ia fazer serviço.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Águas de Moura, Rui Laranjeira, o bombeiro, que seguia num veículo ligeiro, despistou-se na entrada de Águas de Moura, junto ao terreno do novo quartel dos bombeiros, tendo morte imediata.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura, a Brigada de Trânsito e a GNR do Poceirão.

PAL Fm

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, deixam o seu mais profundo pesar junto dos seus Familiares, Colegas e Amigos...

Bombeiros "Vida por Vida"

Comandante Lopes dedicou crachá a bombeiros falecidos

«Quero dedicar este crachá à minha família e aos dois homens que perderam a vida no último teatro de operações onde estive: ao Paulo, da Pampilhosa da Serra, e ao Franquelim, da Lousã».

No dia em que recebeu o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), João Luís Bernardo Lopes, actual comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Municipais da Lousã, não esqueceu de prestar homenagem a dois companheiros falecidos no combate às chamas.

Com 35 anos de serviço e relevantes serviços prestados à comunidade, João Lopes disse ir «sempre pensar neles», desejando que «sintam o mesmo orgulho onde quer que estejam». Visivelmente emocionado, sublinhou «a importância e o respeito» que é preciso ter pelo símbolo que tinha ao peito, razão pela qual, acrescentou, «todos os que seguiram a vida de bombeiro devem, depois de fazer 35 anos de serviço, sentir o crachá».

Duarte Caldeira, presidente da LBP, afirmou que «as pessoas são o bem mais importante que cada um de nós tem», realçando, de seguida, a vontade de «reforçar a força dos bombeiros», de forma a «combater os maus momentos e as adversidades». «Olho para si e vejo todos os valores em que acredito e fazem dos bombeiros portugueses uma força ainda não entendida por todos», lançou o recado, para terminar dizendo ter «orgulho por ter homens, cidadãos e bombeiros» como João Lopes.
Jaime Soares, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, disse estar a participar num «acto de grande valor», reconhecendo estar perante «um dos maiores e melhores comandantes».

A pedido do comandante João Lopes, a homenagem decorreu em Coimbra, razão pela qual Jaime Soares pediu para não se pensar «em desaguisados ou chatices». Antes de terminar, falou de um «homem sempre disponível», sublinhando tratar-se de um acto de «justiça» a entrega do crachá de ouro.

O governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, falou em «dia bonito e nobre», referindo-se ao comandante João Lopes como «o que há de melhor em cada um de nós». «Teve a capacidade de se dedicar a uma causa», acrescentou, ainda antes de dizer tratar-se de um «símbolo». «Apesar de todas as decisões politicas que possam ser tomadas, a protecção e o socorro não pode passar sem os bombeiros, uma vez que são o que de bom há na nossa sociedade».

A cerimónia teve guarda de honra e contou com a presença de muitos familiares, amigos, bombeiros e elementos dos comandos e direcções de todas as corporações de bombeiros do distrito de Coimbra. Fernando Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã, também esteve presente, tal como aconteceu com António Ferreira Martins, comandante operacional distrital de Coimbra do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Diário de Coimbra

terça-feira, 24 de abril de 2007

Protocolo cria novas equipas de bombeiros


O Ministério da Administração Interna assina hoje à tarde um protocolo que visa a criação de equipas de bombeiros profissionais dentro das corporações de voluntários.

O protocolo, que será assinado entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Associação Nacional de Municípios e a Liga dos Bombeiros, prevê numa primeira fase, a criação de 60 equipas em 60 concelhos de cinco distritos, sejam Viana do Castelo, Braga, Viseu, Coimbra e Guarda.

No próximo ano estão previstas mais 57, sendo que em 2009 serão ao todo 203, e cada uma delas será constituída por cinco elementos, quatro bombeiros de formação e outro elemento do quadro de comando ou entre as chefias do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Renascença, os contratos posteriormente celebrados terão a duração de três anos e os ordenados serão pagos em partes semelhantes pelo Governo e autarquias.

Lusa

Equipas de primeira intervenção vão custar 16 M€

O Governo e as Câmaras Municipais vão pagar em partes iguais 16 milhões de euros para terem prontas, até 2009, 200 Equipas de Primeira Intervenção (EPI) em situações de socorro e emergência, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

António Costa falava na cerimónia de assinatura do protocolo sobre a criação destas equipas, entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

O documento estabelece a criação de 60 EPI ainda este ano, 70 em 2008 e mais 70 até ao final de 2009.

Cada EPI deverá assegurar o socorro permanente por um período de 40 horas e a remuneração dos elementos destas equipas será suportada pela ANPC e câmaras municipais, em 50% cada, determina o protocolo.

Cada equipa é formada por cinco elementos, sendo que quatro elementos terão de ser recrutados no universo de bombeiros do quadro activo e o quinto do universo dos chefes ou sub-chefes do quadro activo ou quadro de comando.

Estes bombeiros terão de ter formação específica, a cargo da Escola Nacional de Bombeiros.

Em cada corpo de bombeiros terá de existir uma bolsa de bombeiros voluntários devidamente formados e articulados, disponíveis para uma eventual substituição.

Lusa

Penafiel - Fogo destruiu parcialmente armazém de recauchutagem

Um incêndio destruiu parcialmente, hoje de madrugada, o armazém de uma recauchutagem de pneus em Penafiel em S. Simão, Urrô, Penafiel, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa.

O incêndio deflagrou às 06:24 e os cinco corpos de bombeiros envolvidos no combate às chamas evitaram o alastramento à unidade principal da recauchutagem.

Cerca de duas horas depois, o sinistro encontrava-se em fase de rescaldo e os bombeiros procediam à remoção dos pneus queimados.

Ao local foram chamados 40 efectivos e 13 veículos dos bombeiros de Paço de Sousa, Penafiel, Baltar, Cête e Paredes.

Lusa

Presidente ANPC - Plano para risco de sismo em Lisboa pronto em Junho

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou para Junho a elaboração de um plano de emergência sobre o risco sísmico na Área Metropolitana de Lisboa, numa entrevista publicada hoje no Jornal de Notícias.

Arnaldo Cruz, que hoje toma posse como presidente da ANCP - que sucede ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), prometeu também um plano de emergência para o risco de tsunamis no Algarve, que deverá ser finalizado em Março do próximo ano. O presidente da nova entidade de socorro reconheceu que estes planos já deveriam estar prontos, razão pela qual a ANPC terá de "avançar com rapidez".

Além dos incêndios, Arnaldo Cruz salientou que o risco de inundações é "relevante" em Portugal, reconhecendo que no Outono passado "poderá ter havido, nos primeiros dias, alguma descoordenação".

Sobre a passagem do SNBPC para ANPC, o presidente crê que esta alteração não vá produzir "nada que perturbe o funcionamento do dispositivo" de combate a incêndios, a poucos meses da sua época oficial.

Lusa

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Desmancha do Porco dos Bombeiros Voluntários

Realiza-se esta quarta-feira, dia 25 de Abril, a já tradicional Desmancha do Porco dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, que conta com a sua 16ª edição.

A edição deste ano, tem em vista a campanha de angariação de fundos para uma Ambulância de Emergência.

Do programa, consta a desmancha do porco pelas 8:00 da manhã seguindo-se pelas 10:30 a prova do sangue e dos chouriços. O almoço está marcado para as 13:00 e posteriormente será feita uma visita ás instalações dos Bombeiros Voluntários. Pelas 18:30 haverá porco no espeto e o já tradicional Caldo Verde, sempre acompanhado pela broa e pelo vinho.

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital convidam todos os Sócios, Munícipes, Convidados e toda a população em geral.

BVOH

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Incêndio destrói habitação em Avô

Um incêndio deflagrou na madrugada desta quinta-feira e destruiu parcialmente uma casa de habitação na localidade de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra.

De acordo com fonte dos bombeiros, as causas deveram-se a um possivel curto-circuito com um relógio despertador, no interior de um dos quartos desta habitação.

O incêndio, que começou pouco depois das 22h00 e foi dado como extinto cerca da 01h00, foi combatido por 40 bombeiros dos Voluntários de Oliveira do Hospital, apoiados por oito viaturas.

BVOH